Uma empresa sabe dizer muito sobre seu público quando ela tem uma ferramenta de BI nas mãos. Ela sabe quem ele é, o que ele compra, quando ele consome, como ele faz este consumo e até mesmo porque ele compra o produto.
Para descobrir onde o consumidor faz a compra é fácil, basta olhar os relatórios de vendas dos PDVs, mas o mercado exige mais. Hoje é preciso saber onde seu cliente anda, mora, quais locais que frequenta e até mesmo qual distância e tempo em média ele aceita se deslocar para buscar um determinado produto
Pode parecer uma informação impossível de se obter, mas o desenvolvimento das tecnologias de rastreamento e geolocalização, aliada com o fato de que estamos o tempo inteiro conectados por dispositivos móveis, estão gerando um volume de dados sobre os locais por onde transitamos e onde passamos mais tempo, seja apenas curtindo um momento de lazer ou fazendo compras.
Esses dados são os combustíveis que abastecem a nova tecnologia incorporada pela Qlik em sua plataforma, o Geoanalytics.
Veja abaixo alguns tópicos sobre como o georreferenciamento ajuda a achar onde estão os seus clientes e como esses dados podem mudar os rumos das suas estratégias de marketing.
O recurso de já é bastante conhecido dos usuários de GPS, mas para muita gente ele se tornou habitual não faz muito tempo. A tecnologia expandiu principalmente após adesão em massa das pessoas aos dispositivos móveis. Surgiram os check-ins virtuais e com eles explodiram os dados geográficos.
O boom da geolocalização
Esses e muitos outros recursos se beneficiam da geolocalização e de sua permeabilidade perante os usuários de redes sociais ou sites de e-commerce para criar uma grande rede de análise de comportamento e consumo. Informações deste porte são fundamentais para traçar o perfil do consumidor e compreender ainda mais como uma marca pode se fazer presente na vida de uma pessoa.
Estar próximo ao consumidor é algo que toda empresa precisa fazer, e existem inúmeras maneiras e uma delas sem dúvida é o padrão de deslocamento de seus clientes, com estas informações em mãos uma ferramenta de análise baseado em geolocalização torna-se essencial para uma análise clara.
Estar próximo ao consumidor é algo que toda empresa precisa fazer, e existem inúmeras maneiras e uma delas sem dúvida é o padrão de deslocamento de seus clientes, com estas informações em mãos uma ferramenta de análise baseado em geolocalização torna-se essencial para uma análise clara.
Auxílio na estratégia
A utilização de dados georreferenciais em prol dos negócios permite que as estratégias traçadas e as ações de impacto sejam otimizadas para o público-alvo ou de acordo com as necessidades da empresa.
Uma ferramenta de geolocalização permite, por exemplo, que uma organização analise as variações das vendas de seus produtos de acordo com a localização dos PDVs, o que ajuda a entender se a oferta de sua empresa está sendo superdimensionado ou subdimensionado de acordo com a região e seu respectivo potencial.
Nesta análise acima, vemos lojas nos triângulos pretos, e cruzando com dados do transito por exemplo, conseguimos mensurar a área de cobertura baseado no tempo de deslocamento, de 5, 10 ou 15 min, conforme a tonalidade das cores, e conseguimos visualizar de uma maneira bem eficaz que temos pontos de coberturas duplos ou até triplos, enquanto em algumas áreas não temos cobertura, dando espaço para concorrência por exemplo.
Capacidade de otimizar a logística
Outro ponto interessante tem relação com o frete. Empresas que oferecem entrega de seus produtos para os clientes podem utilizar a geolocalização para definir os detalhes importantes, como a transportadora a ser contratada, qual será a ordem de entrega dos pedidos, quais entregas fazem sentidos irem juntas, etc.
O resultado dessa mudança é a otimização da logística e a redução substancial dos custos de transporte, algo que toda empresa que trabalha com sistema de entregas deseja, além de proporcionar maior agilizado ao consumidor.
Percepção de oportunidades
Em uma postagem mais antiga aqui do blog, utilizamos a seguinte comparação: uma coisa é saber que um produto vendeu X unidades em um mês, outra coisa é saber que mais da metade dessas vendas foram realizadas em um único bairro da cidade.
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