Gestor financeiro: como integrar todos os dados na sua organização?

ferrmenta-melhor-analise-de-dados

"Quando o ritmo de mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo da mudança fora dela, o fim está próximo". Essa frase, atribuída a Jack Welch, executivo americano grande influenciador no mundo dos negócios, vem bem a calhar aqui. Afinal, no momento em que estamos, onde a velocidade, geração e consumo de informações são extremamente altos, organização que ainda trabalha com dados desalinhados entre as áreas corre sérios riscos.

Pare e pense: nas suas reuniões, cada departamento traz os seus próprios dados? E muitas vezes o que deveria ser igual entre um e outro, é completamente diferente. Aí vem a pergunta: como integrar todos os dados da empresa?

Conceitualmente falando, os dados são um conjunto de valores ou ocorrências em um estado bruto, que, quando processados, geram informações. E estas são as matérias-primas da tomada de decisão nas empresas.

Informações certas levam a decisões certas. Informações desalinhadas, ou parciais, levam a inércia ou decisões equivocadas. Para isso, é necessário uma solução para melhorar a análise de dados e para permitir que sua empresa pare de comparar bananas com abacaxis.

# Porque usar uma ferramenta de analytics para transformar a visualização de dados da empresa?

Deixando os trocadilhos de lado, esse desencontro de informações pode ter algumas razões, por exemplo:

  1. Pode haver um desalinhamento de conceitos, onde uma área leva números considerando uma “fórmula de cálculo, e uma segunda considera outra fórmula. As contas não vão bater.
  2. Alguém pode ter cometido um erro, pois muitas vezes os relatórios e slides apresentados usam informações tratadas manualmente, ou em planilhas eletrônicas. A margem de erro nesses casos é muito grande.
  3. As fontes de dados podem ser diferentes, por que as transações na sua organização acontecem e são registradas em ferramentas distintas. CRM (Customer Relationship Management), mídias sociais, ERP (sistema de gestão empresarial), RH (Recursos Humanos), WMS (sistema de gerenciamento de armazém), ferramenta de automação, são alguns exemplos de fontes de dados da sua empresa.
  4. Um dos relatórios pode ter se baseado em uma versão desatualizada de uma planilha eletrônica. Pois é, você sabe que isso é mais comum do que imaginamos não é? Trabalhar com planilhas pode levar alguém da empresa a usar uma fonte desatualizada, o que certamente vai gerar diferença nos dados analisados.



E como saber quem está errado? Nesse caso, só gastando tempo fazendo inúmeras conferências, voltando às fontes originais dos dados (se ainda existirem) ou criando os relatórios e refazendo os cálculos – de novo!

Para resolver essa situação, o ideal é fazer uso de uma boa ferramenta para melhor análise de dados na empresa, como um BI (Business Intelligence). Essa é a alternativa mais eficiente de como integrar todos os dados da empresa e conseguir uma visão 360º dos seus negócios, com rapidez e segurança.

Acompanhe com gente!

  • O mercado exige das empresas que se faça mais com menos.
  • Para isso, as organizações precisam direcionar muito bem seus recursos, principalmente os humanos.
  • Os colaboradores precisam desenvolver todo seu potencial para atingir os resultados esperados.
  • Dados são necessários para direcionar as ações e levar a empresa para o caminho certo.
  • A tecnologia está disponível para fazer isso com velocidade e acuracidade.


# Caminho certo: ferramenta para melhor análise de dados

Percebeu como dados e tecnologia são essenciais para criar um círculo virtuoso na sua empresa? Informações alinhadas permitem que os times trabalhem de forma colaborativa e estratégica.

Por isso uma ferramenta analítica que seja capaz de reunir o que é relevante para seu negócio é tão essencial.

Sua empresa define os conceitos, alinha as origens dos dados, determina a periodicidade de atualização, e pronto. Resta as áreas trabalharem em seus próprios dashboards ou painéis de análise para tomar suas ações, apresentar números, medir desempenho e, melhor ainda, apresentar sugestões para contribuir com o crescimento da empresa.

Os ganhos obtidos com o uso de uma solução de analytics para visualização de dados na organização beneficiam tanto a organização quanto às equipes, que têm a oportunidade de melhorar suas performances.

Chega de sobrecarregar as áreas, principalmente a de Finanças, com esforços enormes para elaborar relatórios e fechar os números. Com a solução certa você vai integrar todos os dados da sua empresa e acabar com o desalinhamento das áreas.

Veja como o Grupo Fleury, uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, deixou as planilhas de lado e obteve ganhos ao optar por uma ferramenta de BI clicando aqui.

New Call-to-action

Deixe um comentário