“Diga-me como me medes e eu te direi como me comportarei”. A famosa adaptação de Eli Goldratt cai como uma luva para os desafios do marketing digital. Afinal, as adversidades da área são grandes e é necessário que você saiba primeiro pelo que é exigido para somente depois planejar suas estratégias.
Na verdade, a performance do marketing digital só será objetiva se as suas ações forem direcionadas a partir das estratégias e expectativas da companhia. Fazer esse desdobramento pode ser o maior desafio do marketing digital que você precisa resolver. E para o primeiro, é encontrar respostas para perguntas que farão toda a diferença para seus resultados.
Veja, nesse post, um checklist com as principais perguntas - e suas respostas - que te ajudarão na descoberta desse processo.
1- Quais as vantagens do marketing digital em comparação ao marketing tradicional?
Essa é uma pergunta bastante recorrente, pois o marketing offline continua tendo o seu espaço e em muitas organizações, ainda parece o melhor caminho a ser seguido, embora o digital venha crescendo cada vez mais. Por isso, ter resposta para essa pergunta é fundamental para convencer demais gestores que o investimento no digital é sim um excelente negócio.
Essa modalidade viabiliza uma segmentação muito maior que o modelo tradicional possibilitando falar diretamente com o público-alvo da sua empresa.
Você é capaz de monitorar as atividades online dos usuários que te interessam, aprendendo mais sobre seus perfis de consumo e assim direcionar campanhas específicas. A mensuração dos resultados também é facilitada: quem, por exemplo, anunciou em uma revista não consegue medir facilmente o ROI. Já com o marketing digital dá para saber exatamente qual o retorno.
Investir em ações online é mais barato que anunciar em rádio, tv e veículos impressos. E também são ações mais simples e rápidas de serem colocadas em prática.
Veja abaixo números que embasam o que acabamos de dizer, e que vão fortalecer sua resposta:
- Mídias sociais influenciam 93% das decisões de compra;
- 87% dos usuários de internet têm um smartphone;
- O inbound marketing gera 54% mais leads que o outbound marketing;
- O marketing de conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente três vezes mais leads;
- As empresas que possuem blogs geram 67% mais leads.
2- Como definir os objetivos do marketing digital?
Entendida a importância das estratégias do digital, e como o marketing digital transformou o jeito como as empresas fazem negócios, é hora de identificar os objetivos a serem alcançados por ele. Essa abordagem tem se tornado mais popular a partir do momento que os consumidores adotaram os meios digitais para melhorar o processo de compra: seja para pesquisar mais informações sobre um produto ou serviço, ou para adquiri-lo.
E, mesmo parecendo trabalhoso, o marketing digital se desvenda como uma oportunidade de ouro para a sua organização. Os objetivos podem ser divididos em dois:
- Objetivos de negócio: geração e nutrição de leads, que levam a exploração de novos nichos e consequente ganhos em receita.
- Objetivos de marca: mudança e/ ou melhoria do posicionamento da marca e ampliação da presença digital por meio de ações como desenvolvimento de marketing de conteúdo, envio de emails marketing e engajamento em redes sociais. O objetivo é aumentar o alcance e influência no processo de compra dos consumidores.
E lembre-se: esses objetivos precisam estar ligados aos objetivos estratégicos da sua empresa!
3- Quais são os desafios do marketing digital na sua empresa?
Ora, o primeiro desafio foi convencer que o investimento em digital é um caminho sem volta, não é mesmo?
Agora, você precisa olhar para dentro da sua área, para entender o que precisa ser feito para atingir os objetivos identificados em resposta à pergunta anterior. A melhor pessoa para responder essa pergunta é você mesmo!
Mas vamos ajudar você a iniciar essa reflexão, com alguns desafios comuns à maioria das empresas:
- Sair do mais do mesmo;
- Prever o comportamento do consumidor;
- Passar a mensagem correta;
- Prever os próximos passos da concorrência;
- Conquistar mais leads qualificados;
- Adaptar-se às mudanças dos mecanismos de busca do Google;
- Melhorar o alcance das buscas orgânicas.
Veja que esses desafios, ao serem transpostos, trarão os resultados esperados para os objetivos traçados para o marketing digital, que por sua vez, vão ao encontro das estratégias da sua empresa.
4- Qual a performance do marketing digital?
O desempenho esperado da sua gestão está relacionado justamente aos números que mostramos na primeira pergunta. Você precisa apresentar o melhor ROI possível, logo, é necessário focar todos os seus esforços em ações focadas em resultados.
Para isso é necessário ter em mente – de forma clara e direta – quais são os indicadores de desempenho a serem perseguidos pela área de marketing digital. Sim, porque é impossível ter resultados sem ter a certeza de qual caminho seguir.
Os indicadores de desempenho, ou KPIs, vão precisar fazer parte do seu dia a dia. Nós trouxemos em um artigo aqui no blog os principais indicadores de marketing digital e como medir ações em mkt digital. Confira e aplique!
Faz parte também ser ágil para experimentar novas abordagens e adaptar o que não der certo. Importante: para atingir resultados, não há espaço para achismos!
5- Como garantir a verba de marketing digital adequada?
São poucos os gestores de marketing que são livres para investirem o que for preciso nas ações digitais. A realidade do mercado é sempre fazer mais com o mínimo. Se identificou?
Para garantir uma fatia maior de investimento, o primeiro passo é comprovar o ROI dos esforços já realizados. Mas acompanhar todas essas métricas com diferentes fontes de dados, será muito trabalhoso, pode gerar erros e levar toda a estratégia por água abaixo.
A forma mais efetiva de conseguir isso é com a ajuda da tecnologia. Adotar uma ferramenta de Business Intelligence (BI) é a maneira mais eficaz para você saber como extrair informação de dados. Sua utilização é prática pois apresenta um painel de análise em tempo real.
O resultado é que você consegue identificar o valor de cada campanha para a diretoria e então traçar novas estratégias que levem ao aumento da verba de marketing digital.
Outra medida importante é colocar em prática uma política de SLA (Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço) entre o seu departamento de marketing e o de vendas. Ele precisa detalhar as obrigações, responsabilidades e tarefas de cada setor.
Quer um exemplo? O marketing terá um compromisso de trazer 500 leads, que serão trabalhados pelo comercial, que por sua vez precisará converter em 50 novos clientes. O SLA vai determinar em quais condições e em quanto tempo esses resultados deverão ser atingidos.
Se você gostou do assunto e que saber mais sobre marketing digital, continue lendo o Blog da IN!
Deixe um comentário