Saiba como a governança de dados ajuda o seu negócio

dados-incorretos

A governança de dados é um termo utilizado para descrever o gerenciamento de toda informação digital, a facilidade de uso e fluxo dos dados com segurança. Embora seja direcionada ao departamento de TI, sua utilização vai além da técnica, sendo indispensável em outros setores.


Como o volume das informações diárias é muito grande, contar com uma ferramenta capaz de direcionar esses dados para o usuário certo é essencial. Qualquer controvérsia nesse processo de distribuição pode acarretar em situações e problemas desnecessários.


Por isso, neste post, vamos abordar quais os perigos de se entregar dados incorretos, como esses descuidos podem prejudicar sua produtividade e quais as melhores estratégias para administrar melhor as informações da empresa. Confira!


Governança de dados: por que é importante?


Permitir que dados equivocados sejam repassados a outros setores não só pode prejudicar a produtividade, como interferir na tomada de decisão. Manter a informação em segurança é algo sério, uma necessidade que tem se mostrado cada vez maior.


Como grande parte das equipes vem desempenhando suas funções de forma conectada, monitorar diariamente os dados de cada operação é um desafio. Por isso, para ajudar a melhorar esse controle, as organizações já contam com o apoio de ferramentas específicas para realizar esta tarefa.


A tecnologia as tem auxiliado na execução dos processos, e a estabelecer planos definidos e práticos. Sem a utilização de um sistema de Business Intelligence (BI), por exemplo, esse desafio acaba sendo maior e ainda mais preocupante.


Isso porque além dos dados incorretos prejudicarem a produtividade, a ausência de gestão contribui para que os resultados sejam mal interpretados. Falha durante as operações, atraso dos projetos, o comprometimento das estratégias, redução nas vendas e o risco da quebra de sigilo são alguns exemplos que podem ser relacionados ao envio errado das informações.


Pode não parecer, mas esses descuidos podem atrapalhar e muito os setores de uma empresa. Os dados corretos precisam chegar até as mãos certas ou do contrário pode haver atraso e perdas nas operações.


Com um sistema de BI a empresa consegue revolucionar vendas com agilidade, segurança e praticidade. Além de promover a consistência das informações, permite também:

  • Maximizar a capacidade de análise para uma tomada de decisão mais assertiva sobre as estratégias;
  • Melhorar a qualidade dos seus dados para que seja possível a extração de informativos úteis;
  • Atuar de forma preventiva sobre as vulnerabilidades e riscos técnicos que envolvem as informações;
  • Otimizar o planejamento dos negócios usando da visão à longo prazo, análise correta de concorrentes, previsibilidade, e outros;
  • Potencializar o desempenho financeiro e os lucros.


Interessante, não é mesmo?


Não sabe como explicar a importância da governança de dados dentro da sua empresa? Veja como argumentar com os profissionais das áreas, aqui!


5 Estratégias para governança de dados


#1. Selecione os responsáveis por cada setor


Manter o controle sobre os setores é o primeiro passo. Esclarecer quais os responsáveis pela apresentação dos informativos evita a formulação de dados incorretos, já que ajuda o profissional a diminuir a margem de erro e a formular relatórios atuais sobre o status de atividades.


#2. Esclareça qual a situação da empresa


Nessa etapa é importante esclarecer qual a situação atual dos negócios. Só assim o profissional vai conseguir apontar as estratégias certas, e saber reconhecer qual a melhor ferramenta para analisar os dados.


Você pode começar avaliando todos os setores organizacionais e esclarecer em relatórios quais as práticas da produção, os objetivos e as metas que precisam ser alcançadas.


#3. Desenvolva uma estratégia


Os líderes devem pensar em uma estratégia para tratar suas informações ao longo prazo. Os profissionais podem começar pela área financeira — que envolve maior planejamento e é capaz de gerar resultados positivos mais rápidos — e em seguida continuar com os outros setores como marketing e vendas, por exemplo.


#4. Valorize as informações


Os dados chegam ao sistema em formatos diferentes e podem ser acessados de forma integrada, única e até mesmo em sequência. Por isso, manter as informações organizadas é importante, já que diminui a possibilidade de existirem dados equivocados.



Nenhuma organização consegue proteger e aperfeiçoar algo se não possui ordem ou planejamento. Aqui, a governança de dados vai ajudar os profissionais a manterem as informações ordenadas, além de poderem acompanhar e valorizar as informações no decorrer do tempo.


#5. Meça os riscos e resultados


Monitorar os riscos é essencial. Sem essa ação é praticamente impossível saber se os resultados foram alcançados, ou se existem falhas nos processos que estão carentes de melhorias. Como as empresas mudam de forma constante, usar uma ferramenta que acompanha essa evolução é extremamente necessário para apontar dados incorretos que comprometem a segurança do negócio.


Gostou do tema? Continue então lendo outros conteúdos da Inteligência de Negócios e conheça as soluções capazes de alavancar os seus resultados!

Nova call to action

Deixe um comentário