Veja 6 dicas de como usar BI para revolucionar suas vendas

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A transformação digital chegou para ficar. Muitas empresas acham que a transformação digital consiste apenas em processos automatizados e na adesão a tecnologias data driven. Mais do que isso, representa uma mudança no mindset da cultura empresarial.

É reestruturar processos internos com o uso de ferramentas tecnológicas, a fim de gerar mais vendas e resultados positivos ao seu negócio. Estes sistemas também propiciam a diminuição do erro humano e suas bases cruzam as informações com muito mais eficiência.

Mas como mudar a cultura organizacional? Como substituir o uso de planilhas de Excel por tecnologias inteligentes de análise de dados que oferecem a tomada de decisões mais acertadas? 

Confira aqui um checklist com 6 dicas para ajudar a sua empresa a mergulhar na transformação digital e revolucionar suas vendas. Utilizando mineração de dados, fazendo a governança de dados no data warehouse, além de ferramentas de Big Data e Business Intelligence.

#1 Data Warehouse

O Data Warehouse (DW) é considerado o precursor dessas tecnologias. O DW armazena dados consolidados de diversas fontes, mas interligados pelo ambiente de uma corporação. São os chamados dados estruturados, cujos principais objetivos são a precisão e qualidade, que darão suporte à tomada de decisões de qualquer organização.

Em 2009, por exemplo, a operadora Vivo economizou US$ 28 milhões ao reunir em um único data warehouse corporativo, todas as informações de seus mais de 46 milhões de clientes. O grupo realizava cerca de 2 bilhões de registros diários. 

#2 Business Intelligence

Ainda há empresas que utilizam planilhas Excel nos seus sistemas de controle e gerenciamento. Apesar de organizar certo número de dados, elas se tornam ineficientes quando o volume de informações cresce, como acontece cada vez mais hoje. Com a adoção de uma ferramenta de Business Intelligence (BI), a gestão de informações fica mais eficiente e facilita a análise dos dados com agilidade. 

Em fevereiro de 2015, a Gol Linhas Aéreas precisava de uma ferramenta corporativa que fosse capaz de monitorar todo o fluxo de dados da empresa. Foi quando ela buscou uma solução de BI. Com a plataforma, a GOL conseguiu acelerar o autoatendimento nos totens da companhia nos aeroportos, monitorar problemas e auxiliar os passageiros no atendimento. A solução também ajudou a traçar estratégias e monitorar os aeroportos.

#3 Big Data

Big Data é um conjunto de tecnologias capaz de tratar grandes volumes de dados, estruturados ou não, de diferentes formatos, muitas vezes em tempo real. Sua complexidade impede a utilização de tecnologias e ferramentas tradicionais para o processamento desses dados. O desafio se baseia justamente em capturar, tratar e analisar toda essa montanha de informações.

A rede Pão de Açúcar, por exemplo, utilizou o Big Data para criar ofertas personalizadas para os consumidores e com isso fidelizá-los. O programa cruza informações do banco de dados de clientes com as de fornecedores, para encontrar melhores preços nas aquisições de produtos e oferecer descontos nos itens preferidos dos clientes. Os aplicativos 'Pão de Açúcar Mais' e 'Clube Extra' possuem mais de 15 milhões de clientes associados. Tanto que 80% das compras realizadas no Pão de Açúcar são feitas por clientes cadastrados no programa de fidelidade "Cliente Mais". Na bandeira Extra, os clientes do programa de fidelidade respondem por 45% das compras..

#4 Data mining

A mineração de dados ou data mining trabalha dentro do Big Data, extraindo conhecimento desse volume de dados coletados de diversas fontes. Quando estão organizados e são analisados por meio do Big Data, apontam caminhos para o sucesso de um negócio.

A mineração de dados utiliza um conjunto de tecnologias e técnicas, algoritmos sofisticados, que permitem automatizar a busca em grandes volumes de dados por padrões e tendências que não seriam detectáveis por análises mais simples. É uma análise que fornece bases de valor para a tomada de decisões estratégicas, prevendo as tendências de mercado. Com isso, você pode antecipar ações para responder a novos cenários.

Um caso que já virou folclore na área de data mining é o das cervejas e fraldas. Durante um processo de descoberta de associações em sua base de dados, uma grande rede de mercados norte-americana descobriu que um número razoável de compradores de fralda também comprava cerveja na véspera de finais de semana. 

Por meio de uma análise das transações de compra, os analistas de dados perceberam que os compradores eram homens. E que, ao comprar fraldas para seus filhos, compravam também cerveja para consumo enquanto cuidavam das crianças e assistiam aos jogos na televisão durante o final de semana. De acordo com a história, essa empresa utilizou o novo conhecimento para aproximar as gôndolas de fraldas e cervejas na rede de mercados, incrementando assim a venda conjunta dos dois produtos.

#5 Governança de dados 

A governança de dados passou a ganhar espaço nas soluções de TI e Big Data. A presença de plataformas de vendas online também ampliou a quantidade de dados de terceiros salva dentro do ambiente digital do negócio. Ela é capaz de auxiliar a organização a ter maior controle sobre as informações, além de permitir avaliar os registros mais importantes e como serão utilizados.

O setor financeiro pode beneficiar-se em especial dos avanços nesse campo, apontam os especialistas. A Boa Vista SCPC, empresa de análise de crédito, criou em 2011 uma área específica para a gestão de dados. Levantaram quais eram as melhores práticas no mercado e tiraram a gestão de dados do setor de TI, colocando-a sob a administração de um CDO (Chief Digital Officer).

# 6 Data driven

O conceito data driven diz respeito a nova forma de enxergar o valor que o correto tratamento e aproveitamento de informações podem oferecer. Quando um grande varejista online precisou explorar melhor seus dados para descobrir de onde vinham seus clientes, ele aumentou os investimentos em data-driven marketing. 

Para ajudá-lo, a Hawthorne pegou todos os dados da empresa, colocou-os em um sistema de análise e usou a informação resultante para identificar de onde estavam vindo as vendas online. Outras companhias seguiram a mesma estratégia para atingir grupos demográficos específicos.

Percebeu o valor das tecnologias inteligentes para incrementar suas vendas e melhorar seu negócio? Estamos à sua disposição para desvendar os caminhos da revolução digital para suas vendas.

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