Vocês acabaram de realizar a implantação do BI na organização e houve uma reestruturação interna de funcionários, ocasionada pelos cortes financeiros. Nessa altura, é necessário treinar a nova equipe, que é menos experiente do que a anterior, e ainda assim há o risco de perder a qualidade do trabalho que estava sendo feito, além da chance de aumentar os erros.
Mas é possível prevenir esses problemas com a definição de um plano de educação interna no uso do Business Intelligence (BI) e Data Discovery (DD) dentro da corporação.
Veja como:
Seja claro nos objetivos
Definir para qual função a ferramenta de business intelligence e data discovery está sendo utilizada dentro da corporação é fundamental para alinhar e orientar a equipe de TI. Se você é uma empresa de seguros, por exemplo, e usa a solução para analisar o índice da eficácia do call center no gerenciamento de sinistros, compartilhe com a equipe os dados e indicadores que precisam ser analisados.
Eleja um responsável
É importante que a rotina de analisar as informações do negócio tenha um responsável. O acesso à ferramenta de BI pode ser liberado para várias pessoas dentro da organização, porém, é necessário ter uma equipe ou uma pessoa responsável em gerenciar os dados e consolidar os reports. Dessa forma, é possível aumentar o comprometimento de todos e evitar que as informações fiquem perdidas.
Crie metodologias de uso
Pessoas vão e vem dentro das organizações. Porém, o conhecimento deve ficar na empresa. Por isso, crie processos e documente a utilização do software. As soluções de BI e data discovery devem ser intuitivas e de fácil utilização, mas a eficácia na análise é maior quando os objetivos do uso são claramente definidos. Por isso, defina a periodicidade de análise dos dados, os canais que devem ser monitorados, os índicadores que devem ser priorizados no report etc.
Vá além da ferramenta
Aprender a usar a tecnologia é fundamental. Mas entender para que ela está sendo utilizada garante um resultado final muito melhor ao negócio. Por isso, treine o novo funcionário para entender o cenário macro, explique a importância da análise dos dados e como eles podem ajudar na operação da empresa.
Para que tudo dê certo nesse momento de mudança interna, conte com o apoio de um parceiro de tecnologia que ofereça suporte e consultoria de confiança para otimizar o uso do BI e DD. Dessa forma, a área de TI também se sentirá mais segura para prosseguir com o projeto.
Deixe um comentário