Visualização de dados: decifra-me ou devoro-te

visualização de dados

Os dados são cada vez mais importantes para as empresas e, para ter sucesso, é preciso saber como analisá-los e interpretá-los de forma correta. Com o avanço da tecnologia, as ferramentas de visualização de dados estão se tornando cada vez mais populares e úteis, já que permitem que as pessoas visualizem os dados de forma mais clara e intuitiva.

Através de uma boa ferramenta de visualização é possível compreender facilmente o significado dos números e das informações e tomar decisões bem embasadas.

Embora existam muitos benefícios em usar um aplicativo de visualização de dados, é importante escolher um que seja adequado às necessidades da sua empresa.

Leia também: Como o Pipeline de Dados Analítico Ajuda a Tomar Melhores Decisões

Os perigos de uma má interpretação de dados

As ferramentas de visualização de dados são essenciais para compreender e interpretar dados. Entretanto, é importante que elas tenham os recursos certos para garantir que você esteja vendo o quadro completo - e correto.

A má interpretação dos dados é uma das razões mais comuns pelas quais as empresas falham em suas operações comerciais. Por exemplo:

Você pode não estar enxergando tendências em seus dados e estar perdendo oportunidades de crescimento, ou ainda, pode estar tomando decisões que julga serem as melhores no momento, mas a longo prazo a conta pode não fechar.

Se você confiar em um software de visualização que não forneça uma representação precisa de seus dados, ou então que não lhe gere os insights necessários, que possam ser colocados em prática imediatamente, então é provável que seus esforços sejam em vão, na melhor das hipóteses.

Leia também: Os riscos de não ter uma plataforma robusta de interpretação de dados

Quais recursos uma ferramenta de visualização de dados para empresas deve ter?

Uma boa ferramenta de visualização de dados mostra, de forma clara e concisa, apenas aquilo que de fato é relevante, sem sobrecarregar com informações que mais confundem do que elucidam.

Mas quais são os critérios para uma visualização de dados eficaz?

Existem muitas opções de softwares e aplicativos de visualização de dados disponíveis no mercado, mas nem todos atendem às mesmas necessidades. Antes de escolher um aplicativo para sua empresa, é importante considerar os seguintes critérios:

Facilidade de uso

O aplicativo deve ser fácil de usar, com uma interface intuitiva que seja rápida e fácil de aprender. Deseja-se que as pessoas possam começar a trabalhar com o aplicativo o mais rapidamente possível, sem ter que passar por um longo processo de treinamento.

Flexibilidade

O software precisa ser flexível o suficiente para se adaptar às mudanças nas necessidades da sua empresa. Seus funcionários podem precisar analisar diferentes tipos de dados em diferentes momentos, portanto, é importante que o aplicativo tenha a capacidade de lidar com diferentes formatos e fontes de dados.

Escalabilidade

Como sua empresa cresce, seus requisitos também podem mudar. É importante escolher uma ferramenta que possa crescer junto com você, sem exigir grandes investimentos para manter o nível atual de funcionalidades.

Precisão

Os dados analisados pelo seu softwares precisam ser confiáveis ​​e precisos. Isso significa que a ferramenta precisa ser capaz de manipular grandes volumes de dados sem perder nenhuma informação relevante. Além disso, as ferramentas utilizadas pelo software precisam ser calibradas para garantir que os resultados sejam consistentes.

Segurança

Por último, mas não menos importante, é crucial que o seu software esteja equipado com as ferramentas necessárias para manter os dados da sua empresa seguros e protegidos contra vulnerabilidades externas. 

Estas são as características mínimas e obrigatórias que qualquer ferramenta deveria oferecer.

Leia também: 3 Dicas Para Tomar as Melhores Decisões Baseadas em Dados

É possível ir além?

Com as ferramentas certas, você pode desbloquear todo o potencial de seus dados e colocá-los para trabalhar para você. É aqui que entra a Qlik Sense.

Imagine poder criar painéis interativos que podem ser personalizados de acordo com as necessidades específicas de sua empresa…

Ou receber insights acionáveis, em tempo real, que podem ajudar na tomada de decisões rápidas e certeiras…

Ou ainda, imagine que toda a sua equipe pode facilmente tomar decisões informadas em seu dia a dia com um simples aplicativo de celular...

Quer entender como isso é possível e o que isso pode significar para o seu negócio? Então, clique abaixo e descubra o que só a Qlik pode fazer por você.

Já imaginou uma ferramenta que transforma dados em resultados em tempo real?

Deixe um comentário