Como o Pipeline de Dados Analítico Ajuda a Tomar Melhores Decisões

Equipe de negócios pessoas discutindo o relatório

O uso de dados analíticos dentro de empresas podem representar informações valiosas. Eles te ajudam a criar estratégias baseadas no comportamento do seu cliente, gerando experiências, produtos ou serviços desenvolvidos praticamente sob medida.

Transformar dados brutos em informações relevantes, entretanto, requer método e atenção. Afinal de contas, não basta apenas organizar os dados. É preciso ter um olhar orientado à análise e ferramentas que te ajudam a convertê-los em insights que farão a diferença nas suas decisões de negócios.

Todo dado pode ser útil

Desde que faça parte do mesmo universo ao qual você precisa analisar, qualquer dado pode ser útil na tomada de decisões de negócio.

Quanto mais democráticas as fontes de dados e manutenção dos mesmos dentro de uma empresa, melhor. Isso porque, de ponta a ponta, cada colaborador possui um tipo de relacionamento diferente e um nível de aproximação específico com o cliente.

LEIA TAMBÉM: O avanço da tecnologia como fator lucrativo

No varejo, por exemplo, os vendedores conhecem detalhes dos clientes que podem ser desconhecidos pela alta liderança; no modelo B2B, a área financeira entende de particularidades desconhecidas pelo marketing - e assim por diante. Mas, ainda assim, tudo pode ser um dado útil quando bem analisado.

Essa fonte múltipla de informações precisa, por outro lado, ser corretamente analisada e catalogada, para que os dados se convertam em informações úteis. Por isso, o pipeline de dados analíticos é o melhor caminho para otimizar suas decisões de negócio baseadas em dados.

ENTENDA MELHOR: Alfabetização de dados: como se tornar uma empresa data driven?

O que é e por que usar o Pipeline de dados analíticos?

O pipeline de dados analíticos é uma jornada de análise de dados completa, desde sua entrada bruta em tempo real até a geração de insights e ações tomadas no curtíssimo prazo. Em suma, ele funciona em algumas etapas:

  • Liberação de dados
    • Aqui, o pipeline recebe os dados brutos de forma constante, em tempo real, de diversas fontes ao mesmo tempo.
  • Integração
    • Uma vez que várias fontes se conectam ao pipeline, os dados devem ser integrados e catalogados em um ambiente seguro, que preserve as especificações das leis vigentes em cada país.
  • Análise
    • Uma vez integrado, o pipeline permite que você comece a compreender esses dados. Nessa etapa, você pode atrelar inteligência humana e artificial para gerar insights que te darão mais segurança para a tomada de decisões de negócio
  • Ação
    • Por fim, o pipeline de dados analíticos pode unir as análises da etapa anterior aos fluxos personalizados e, a partir daí, gerar alertas de ações necessárias com base nos dados que entram nesse fluxo de maneira constante.

DESCUBRA: Quais são os benefícios que a análise e interpretação de dados oferecem às empresas?

O grande diferencial do pipeline de dados analíticos é justamente sua capacidade oferecer integração e análise de dados em tempo real, de acordo com os dados que são inseridos constantemente no fluxo. Isso é capaz de gerar um estado de inteligência ativa que se mantém alerta o tempo todo, garantindo:

  • Acurácia do trato de dados - você tem certeza de que o que está sendo utilizado é legal e pode escolher apenas as informações úteis para sua análise.
  • Velocidade - a tomada de decisões de negócio em menos tempo, permitindo que as escolhas sejam mais assertivas e gerem mais resultados.

Inteligência constante

A Qlik utiliza esse pipeline de dados para que você possa expandir seu negócio. 

Com o Qlik Sense, você assegura uma interação profunda com os dados analisados por meio de uma ferramenta robusta e intuitiva. Assim, todas as pessoas com qualquer nível de competência podem tomar as melhores decisões de negócio sempre, transformando o analytics passivo - lento e apenas de visualização - em ativo, promovendo mais ações.

Já com a Integração de Dados da Qlik, você garante a integridade e a catalogação segura dos seus dados, permitindo que os insights resultantes das análises sejam imediatamente convertidos em ações, fazendo com que seu poder de decisão seja não só assertivo, como veloz.

Conheça mais sobre os serviços e funcionalidades da Qlik com a IN, a única Elite Master Reseller Qlik do Brasil por dois anos consecutivos. Converse com um dos nossos consultores!

Deixe um comentário