BI ou Business Intelligence é um termo que surgiu já há algumas décadas, e talvez tenha sido ele o precursor de novas tecnologias que vêm surgindo, como machine learning e outras técnicas para análise preditiva de dados. Essas novidades exigem das empresas e dos profissionais muita evolução em como fazer análise de dados e como transformar o imenso volume de informações geradas pelas interações entre empresas e pessoas, em inteligência.
Para os profissionais de marketing isso não é diferente. Campanhas de mkt segmentadas, dependem diretamente de como usar dados no marketing para dar direcionamento às ações e aos investimentos da área.
Por isso é importante que você conheça esses conceitos, entenda sua relação e como obter ganhos para sua organização. Confira!
Entendendo BI, machine learning e análise preditiva de dados
Inteligência de negócios ou BI é o processo de coleta, organização e análise de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. Por meio de um conjunto de técnicas e ferramentas, o BI transforma dados em informações com significado e para análise do negócio de uma organização. Ele surgiu, na década de 90, para permitir às organizações o cruzamento e interpretação de grandes volumes de dados da empresa.
A análise de BI surgiu de forma retrospectiva e a transformação de dados proposta por ela visava entender fatos passados e padrões para que novas decisões fossem tomadas, quase que com base nas lições tiradas desses dados.
Machine learning ou aprendizado de máquina, é uma evolução do estudo de reconhecimento de padrões e da inteligência artificial, que dá aos computadores a habilidade de aprender e gerar conhecimento por meio das experiências a que são submetidos. Experiências essas abstraídas das informações às quais têm acesso.
E surge a principal diferença entre o BI tradicional e a análise de dados atual: a partir do machine learning, as análises dos dados passam a ser preditivas, para trazer respostas sobre o que poderá acontecer nos negócios, e não sobre o que já aconteceu.
Diante dessas tendências e da análise preditiva de dados, as ferramentas de BI se reinventam, criam novos dashboards, com mais inteligência, análise associativa e capacidade de insights.
Análise preditiva: como usar dados no marketing
Vamos supor que sua empresa seja uma rede de lojas com filiais pelo Brasil. Acompanhando os números, você vê que os resultados estão satisfatórios: bom número de vendas, com resultados em crescimento. Há uma linha de produto, no entanto, em baixa. A representatividade desta queda frente à demais linhas não é grande, causa pouco impacto nos gráficos gerais. Mas essa informação pode e deve ser utilizada como fonte de análise preditiva para suas vendas.
E é aqui que o novo BI entra em cena. Uma solução analytics moderna, que já aplica novidades da tecnologia, permite associações dinâmicas em todas direções, para que seja possível entender como os dados estão realmente relacionados.
Seguindo o exemplo da linha de produto em baixa, o BI poderá criar relações entre diversos fatores específicos deste produto. Com base em comentários nas redes sociais, promoções no concorrente, notícias referentes à marca daquele produto, entre outras possíveis associações existentes em dados de diferentes fontes, você poderá prever as possibilidades futuras para tal produto.
A relação das informações, incluindo tanto valores associados quanto não relacionados, em todo o conjunto de dados envolvidos na análise, irá ajudar sua empresa a prever se o produto tem, por exemplo, tendência de aceitação. Ou vai confirmar se, de fato, ele não é uma boa opção para o seu portfólio.
Com o novo BI e a análise preditiva de dados, é possível explorar livremente informações complexas, em qualquer direção. Isso possibilita que você encontre, inclusive, correlações e insights nos quais não havia pensado antes.
Com esta poderosa ferramenta analítica, será possível promover campanhas de mkt segmentadas, bem direcionadas, para melhorar o número de vendas daquele produto citado no exemplo, se a análise preditiva assim orientar.
Outro ponto bastante importante no que diz respeito a como usar dados no marketing, é o uso das informações geradas por seu público na internet. O comportamento do consumidor vai mostrar muita coisa relevante para suas ações de marketing. O que dizem sobre determinado assunto, que tipo de comentários e compartilhamentos acontecem nas redes sociais, e até que tipo de informações são buscadas no Google, por exemplo.
Esses dados vão mostrar para você se a visibilidade e o tipo de informações que sua empresa oferece aos potenciais clientes promove o engajamento necessário para gerar os resultados esperados para o negócio. Assim como vai ajudar com análise preditiva e insights que vão direcionar suas campanhas de mkt segmentadas.
Viu como é fácil e indispensável saber como usar dados no marketing? O que você precisa é conhecer ferramentas de BI que sejam modernas e que de fato vão agregar inteligência ao seu negócio.
Nós da IN podemos ajudar você a encontrar a inteligência analítica que sua organização precisa. É só falar conosco!
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