Atualização de dados: como isso aumenta as suas vendas?

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“Informação é poder”. Quem nunca ouviu esse ditado popular? Pois é, apesar de antigo, ele tem muito a ver com os dias de hoje. A área de vendas de uma organização que tem a preocupação de manter os dados atualizados pode sair na frente em relação aos seus concorrentes.

Uma estratégia para fazer a atualização de dados com frequência, no entanto, envolve o engajamento de toda a equipe e o uso de soluções integradas. Como um CRM (Customer Relashionship Manager), para fazer a comunicação entre todos os departamentos da companhia.

E qual é o resultado que pode ser esperado? Maiores oportunidades de vendas e aumento dos resultados! Quer entender melhor esse assunto? Acompanhe as dicas abaixo!

Importância da atualização de dados 

Manter os dados cadastrais de clientes e potenciais clientes atualizados é uma maneira de direcionar novos produtos e realizar ações de marketing que possam ajudar a equipe de vendas a ter mais sucesso.

Você acha que isso não é importante porque sua equipe vai perder muito tempo para fazer a atualização de dados? Você está completamente equivocado! Com tecnologia, a sua equipe consegue manter os dados atualizados e integrar, por exemplo, as informações de vendas com o setor de marketing.

Por que se preocupar com a utilização de dados pela equipe de vendas? A prática pode auxiliar em muitos assuntos, como:

  • Conhecimento sobre as necessidades dos clientes;
  • Facilidade para fazer negociações eficientes;
  • Melhoria contínua na relação com o cliente;
  • Possibilidade de criar estratégias de marketing direcionadas para o perfil do consumidor;
  • Aumento do número de leads qualificados;
  • Aumento no número de oportunidades geradas
  • Controle das etapas do funil de vendas
  • Crescimento das vendas e do resultado geral da empresa.


Qual é o gestor que não vai gostar de ver a lucratividade da companhia aumentando? É por isso que a atualização de dados está diretamente relacionada com o sucesso da empresa.
Com esses dados você consegue criar relatórios de vendas, compartilhar informações com o setor de marketing e ter insights valiosos para aperfeiçoar o trabalho da equipe.

Ferramentas para manter os dados atualizados

Um sistema CRM permite que você e sua equipe façam o gerenciamento e atualização de dados dos clientes. Ele faz o rastreamento das informações, auxilia no acompanhamento de leads e contribui com informações para você criar estratégias personalizadas para cada perfil de cliente.

É claro que um CRM é uma ótima solução para a sua equipe ter dados sempre atualizados. Mas, também é importante fazer a conexão dele com uma ferramenta de business intelligence para você integrar dados com outros departamentos da organização como: financeiro e marketing.

Geralmente, uma solução de business intelligence consegue unir os conhecimentos de todas as áreas do negócio e dar uma visão geral aos gestores. Como resultado você pode visualizar dados de maneira analítica e fazer conexões entre setores que antes não eram possíveis.

Sabe quando você tem aquela reunião com o departamento de marketing e precisa mostrar que conhece bem o seu cliente?

Então, ferramentas voltadas para o crescimento dos negócios ajudam você a criar relatórios, fazer pesquisas de dados e análises fundamentadas nos registros atualizados dos clientes.

Com isso, haverá uma melhor utilização de dados pela equipe de vendas e de marketing. E juntos vocês vão criar campanhas que podem alavancar a empresa e obter destaque frente aos concorrentes.

Parece ótimo, não é mesmo? O que acha de conhecer algumas dicas para manter os dados atualizados? 

Dicas de utilização de dados pela equipe de vendas

Agora que você já entendeu a importância da atualização de dados, é fundamental saber como gerenciar as informações para ter todos os cadastros completos de clientes. Vamos lá?

#1 Registre os dados principais

Você deve informar a sua equipe sobre os dados obrigatórios que devem ser preenchidos durante uma negociação. Veja algumas informações que podem te ajudar:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone de contato;
  • Data de aniversário;
  • Endereço;
  • Produto que demonstrou interesse;
  • Perfil do consumidor - pessoa física ou jurídica, idade, entre outros.

 

#2 Mantenha um relacionamento ativo

É nesse momento que você vai entender melhor a importância de ter dados atualizados. Junto com a equipe de marketing você pode definir as estratégias para manter um relacionamento ativo com seus potenciais clientes.


Por exemplo: vocês podem criar campanhas de e-mail marketing para enviar conteúdos direcionados para um perfil, promoções exclusivas e também ouvir opiniões em relação à sua marca.

Você também pode enviar cartões em datas comemorativas - como Natal e aniversário - e realizar ligações telefônicas para manter um diálogo com o cliente e entender em que etapa do funil de compras ele está. Muitas vezes, ele só precisa daquele “empurrãozinho” para fechar aquela compra que estava adiando.

#3 Mostre os diferenciais da empresa

Provavelmente já aconteceu de um cliente perguntar para você sobre os diferenciais do seu produto ou serviço, não é mesmo? Essa atualização de dados também pode te ajudar a dar a resposta certa para essa questão!

Ao analisar o perfil do cliente antes de entrar em contato, você consegue entender as suas dúvidas e identificar os concorrentes que ele pode estar avaliando. Assim, você consegue destacar os diferenciais da empresa e mostrar por que o seu produto ou serviço é melhor.

Algumas vezes ele está apenas procurando o melhor preço, e daí você precisa saber se pode baixar o valor. Em outras, ele dá mais prioridade para a eficiência do produto ou o serviço de pós-venda. E é aí que você tem que passar segurança para ele a fim de concluir a venda. 

#4 Faça bons relatórios de vendas com dados atualizados

Cada organização costuma ter o seu próprio modelo de relatório de vendas. Porém, o grande diferencial nessa questão é a qualidade das informações que constam nele.

Para garantir que a sua equipe faça a atualização de dados diariamente, é importante contar com soluções que ajudem a automatizar os processos. Elas ainda permitem que você pesquise os dados mais importantes e crie aquele relatório personalizado.

Uma maneira de lembrar a equipe de manter os dados atualizados é criar lembretes e cobrar as informações diariamente, até que a prática se torne um hábito. Outro modo de trazer facilidade para os vendedores que têm sempre a agenda cheia, é utilizar soluções que são facilmente acessíveis pelo smartphone ou tablet.
Assim, eles não têm mais desculpa, pois conseguem preencher os dados enquanto aguardam a reunião, não é mesmo?

Percebeu como é importante manter os dados atualizados? Aproveite para complementar o seu conhecimento e identificar os KPIs de vendas que você precisa medir!

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