Como gerar insights valiosos da DRE com uma ferramenta de BI

dre.gif

Para fazer uma análise financeira consistente é preciso se basear em dois pilares importantes: conhecimento profundo do negócio e entendimento sobre contabilidade, certo?

Falando especialmente sobre conhecimento do negócio, o fato é que se você não conseguir entender em detalhes de onde e como surgiu linha por linha das receitas da DRE (Demonstração do Resultado e do Exercício), provavelmente, terá dificuldade em realizar uma análise precisa e isso vai impactar na gestão financeira.

No dia a dia, os gestores que controlam a DRE somente pelo Excel podem encontrar dificuldade em ter uma visão holística do negócio, já que essa ferramenta impede a comparação de dados em tempo real e a simulação de cenários para a tomada de decisão.

 Business Intelligence financeiro

É aí que utilizar um dashboard de BI para gerenciar o orçamento, as receitas, as informações de contabilidade, os lançamentos de notas fiscais e etc faz toda a diferença no gerenciamento financeiro.

A solução de BI permite coletar dados de diversos sistemas e cruzá-los com planilhas já existentes na organização, possibilitando analisar o planejado e orçado e montar a DRE próxima do tempo real.

Outra vantagem de usar uma plataforma de business intelligence para elaborar a DRE é a flexibilidade. Além de diminuir a quantidade de pessoas envolvidas no processo de fechamento, com a possibilidade de destiná-las para outras tarefas estratégicas, você ainda consegue puxar o histórico das informações ano a ano, fazer comparações por períodos e análises preditivas.

Isso porque a plataforma Qlik permite a realização de simulações de cenários. Por exemplo, se está sendo previsto o aumento de impostos na operação, a ferramenta possibilita gerar um cenário em que você poderá analisar o impacto deste acréscimo com uma porcentagem de 5%, 10%, 15% e etc. Desta forma, você pode ter uma ideia dos custos das despesas administrativas diante de cada valor.

Uma vez consolidada, dentro do sistema de BI, as informações podem ser usadas da maneira mais viável para cada tipo de organização, possibilitando um controle mais efetivo do ROI (Return on Investment) e permitindo mais flexibilidade e insumos ao gestor na tomada de decisão.

Deixe o Excel de lado e automatize as informações financeiras da sua organização com o uso da solução de BI. 

cta_IN_2

Deixe um comentário