Depois de estruturar a análise dos dados da sua organização e identificar as melhorias que podem ser feitas em diversas áreas é a hora de colocar os planos em ação. Veja a seguir três táticas infalíveis por meio dos serviços de TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) e WMS (Web Map Service) para otimizar o desempenho logístico.
1. Utilize o Georreferenciamento
Imagine que o distribuidor de um jornal precisa entregar algumas dezenas de exemplares em dúzias de cidades do interior. De quantos veículos ele precisa? Quais estradas devem usar? Bons programas de logística ajudam a calcular a melhor rota para uma entrega e quais podem ser agrupadas e segmentadas.
2. Agrupe o pedido
Outra maneira de otimizar a operação é por meio da medição de pesos e volumes, o que facilita o agrupamento de encomendas. Ao adotar essa prática, a organização reduz custos, já que evita pagar por caminhões quase vazios. Além disso, ainda é possível determinar o melhor prazo para despachar mercadorias e ainda entregar no prazo.
3. Compare preços de métodos de entrega
O Business Intelligence é uma importante ferramenta para permitir a análise dos dados. Com isso, a organização consegue identificar com clareza qual método vale mais a pena em cada ocasião, inclusive para poupar custos com armazenagem.
Por exemplo, ao fazer a análise dos dados, você pode chegar à conclusão que entregar uma mercadoria rápido demais pode ser desvantajoso pela necessidade de estocá-la próximo ao destino ou, então, avaliar que embora seja muito caro, o transporte aéreo vale a pena em determinada situação por conta da urgência ou do alto valor agregado do produto. Ao utilizar um dashboard para gerenciar as informações é possível traçar os mais diversos cenários para tomar uma decisão assertiva em relação à melhor escolha logística.
Contar uma plataforma de Business Intelligence que possibilite visualizar as principais informações sobre cada pedido é uma forma de decidir com precisão e assertividade o que fazer com fretes, prazos e assim por diante.
E a sua organização, como analisa a logística? O que acha que pode melhorar?
Deixe um comentário