Como a APAS usou o BI para melhorar o desempenho estratégico de diversos departamentos

Consolidar e analisar os dados que circulam dentro de uma organização, com grande número de clientes e dezenas de filiais, exige uma enorme complexidade no gerenciamento das informações para que seja possível fazer uma previsão de vendas assertiva.

Se esse é o seu caso, veja como a APAS (Associação Paulista de Supermercados) utilizou o BI (Business Intelligence)Business Intelligence) para aperfeiçoar os processos de controle do pipeline, enriquecer o relacionamento com os clientes e otimizar os estoques.


O problema

Como a APAS possui 1200 associados distribuídos em 16 regionais, o volume de dados interno acabava sendo mal utilizado, pois a associação não conseguia distinguir o que era estratégico e produtivo para o negócio. Para gerar uma tomada de decisão era necessário que essas informações fossem consolidadas, analisadas e enviadas aos gestores com precisão e agilidade.

Porém, o processo era feito manualmente, em planilhas de Excel, e, com isso, o timing quase nunca não era cumprido, o que gerava atrasos na comunicação com os associados.


O que foi feito

Por meio da consultoria da Inteligência de Negócios, a associação foi orientada a utilizar a solução QlikView. Dessa forma, as informações passaram a ser captadas do CRM da empresa e enviadas ao BI, que as consolidam em um dashboard interativo, possibilitando a análise e o cruzamento dos dados desejados.

O projeto e os painéis de indicadores foram iniciados a partir da área de Mapeamento de Mercado da APAS, visando o controle de suas prospecções, a indicação do perfil dos clientes, quais e quantos eram contemplados por regional, localização, necessidades, entre outros fatores.

Alguns meses depois, o projeto de BI foi ganhando espaço na associação e as análises de dados foram se estendendo para outras áreas.


Inteligência na área comercial e de controladoria

Uma das beneficiadas foi a área de Vendas, que sofria com o descompasso dos dados coletados em relação à Controladoria. Isso acontecia por conta das oportunidades de vendas serem contabilizadas como efetivas, atrasos que muitas vezes não era possível visualizar nos relatórios manuais.

Já no setor de Controladoria um dos principais ganhos com o BI foi a possibilidade de fazer análises e cruzamento de dados em relação às despesas, vendas e receitas, permitindo a criação de indicadores regionais e globais em tempo real e reduzindo em dois dias a montagem de relatórios.


Agilidade nos processos de TI

Outro importante diferencial foi em relação à otimização de processos no dia a dia da área de Tecnologia da Informação. Com o uso do dashboard interativo, o atendimento aos chamados e o controle de incidentes, dos problemas e das mudanças ficaram muito mais simples e ágeis, já que o QlikView envia os alertas em tempo real. Além disso, também foi possível classificar as ocorrências pelo grau de criticidade, o que não acontecia no passado.

Mais eficiência para o Marketing e Eventos

A área de Marketing e Eventos passou a utilizar a solução de BI como medidor de eficiência. Anualmente, a APAS promove 16 eventos regionais e o painel do Qlikview pode auxiliar o departamento a descrever o perfil dos convidados que confirmaram presença e realizar a análise do comparecimento.

Inspire-se num caso real e considere a utilização de um dashboard interativo para melhorar a gestão operacional da sua empresa.

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