Para atender a necessidade do shopper, que cada vez mais inicia sua jornada de compra pela internet, muitos varejistas que ainda não tinham presença online de suas lojas estão investindo no e-commerce.
A previsão para o próximo ano é que o comércio eletrônico nacional cresça 12% em relação a 2016 e fature R$ 59,9 bilhões, registrando mais de 200 milhões de pedidos nas lojas virtuais, de acordo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Segundo a associação, a expectativa é que o segmento atinja a marca de 38,5 milhões de compradores únicos nas 71 mil lojas virtuais existentes, consolidando a tecnologia no cotidiano dos brasileiros. Além disso, a participação das PMEs no faturamento do comércio eletrônico deve aumentar para 25%.
Identificando o público-alvo
Porém, se você é administrador de uma loja física e recentemente expandiu seu negócio para o ambiente online, já deve ter encontrado uma série de desafios, principalmente em relação à identificação das necessidades e desejos do seu cliente.
No ambiente físico, é possível interagir em tempo real com o consumidor e conduzir o processo de venda de acordo com a temperatura da negociação.
Mas como fazer isso no mundo virtual?
O primeiro passo é saber que você não pode gerir o negócio com base na subjetividade de informações. Por exemplo, identificar quem são os clientes que só compram na loja física, os que só compram online e os que usam os dois canais é um dado que vai lhe permitir tomar decisões valiosas para o negócio.
Uma delas é a possibilidade de avaliar se vale a pena investir no modelo omnichannel, ou seja, permitir a compra do produto em um canal (como no e-commerce, por exemplo) e a retirada na loja física.
Essa tendência é uma evolução do conceito multicanal, pois é completamente focada na experiência do consumidor nos canais existentes da sua marca. Entretanto, você só conseguirá ter sucesso com este modelo se souber compreender a expectativa do cliente com o seu negócio.
BI para e-commerce
Diante disso, as técnicas de inteligência de negócios representam uma evolução para os empreendedores que sabem a importância de se ter as informações de negócio sob controle para uma tomada de decisão.
O BI para e-commerce aliado ao trabalho de marketing é uma importante ferramenta para auxiliar as empresas a entenderem ainda melhor a cabeça do consumidor e a sua relação com seus produtos.
Por meio das técnicas de Business Intelligence é possível mapear, definir e avaliar o processo de compra do cliente com base em dados analíticos para atrair e mantê-los na sua loja.
Isso é possível porque a plataforma de BI permite fazer a análise dos comportamentos de clientes, decifrar seus padrões de compra e, assim, planejar as tendências de vendas.
Outra vantagem é que você passa a ter a possibilidade de acompanhar em um único dashboard o desempenho comercial de cada loja. Essa análise pode ser feita de forma individual ou consolidada e visualizada por mês, por semana ou por dia. É você quem escolhe como quer visualizar os dados do negócio para ter uma visão do cenário.
Portanto, planeje as ações do seu varejo de acordo com a expectativa dos clientes. Saber o que ele espera do seu negócio é um passo importante para ter uma gestão assertiva e vender mais.
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