BI: solução para gestão e governança de dados em sua empresa

administrador-de-dados

Você já deve saber qual é a importância de entender a gestão e governança de dados. Mas talvez tenha dificuldades em implantá-la.

Isso porque, segundo a Harvard Business Review, somente 3% das empresas atingem níveis de qualidade satisfatórios na segurança dos dados que manipulam. É um fato preocupante, já que a assegurar dados confiáveis impacta diretamente na produtividade de uma organização. 

Por isso, utilizar uma ferramenta de BI para fazer a gestão e governança de dados disponibilizará as informações para uso com mais autonomia pelas equipes. Melhor que isso, sem que se perca o controle sobre a segurança, a qualidade e credibilidade. 

As práticas de segurança de dados vêm evoluindo em conjunto com tecnologia atendendendo a flexibilidade necessária de negócio, garantindo maior confiança e agilidade. 

Como a governança de dados pode ser otimizada com BI

A gestão e governança de dados é essencial para organizar a casa e promover o alinhamento entre a área de TI e o negócio. A solução de BI automatiza o sistema de captura de dados de diversas fontes como ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) ou qualquer outro sistema legado. Assim, cria um banco de dados automático e evita a manipulação do conteúdo por terceiros.

É cada vez maior a adoção de ferramentas de BI self-service, que oferecem maior qualidade e controle da informação a serviço de produtividade, agilidade e assertividade.

São soluções que seguem um modelo de governança que facilitam o processo de Business Intelligence dentro da empresa. É o caso da plataforma Qlik Sense, que se ajusta às necessidades da organização. Ela oferece condições de análise, sem perder a segurança em bancos de dados. Assim os gestores podem tomar as decisões mais assertivas para o negócio. 

É uma das mais completas ferramentas de self-service de BI no mercado, apontada como líder de mercado pelo Gartner atendendo de maneira corporativa respeitando a decisão do cliente onde deixar os dados, seja on premise ou cloud.

Como é uma ferramenta intuitiva, torna sua equipe autônoma, independente e informada. A Qlik Sense possibilita visualizações e descobertas em nível individual e o compartilhamento desses insights para todos os setores. Assim, todo o time se mantém bem-informado e o processo de tomada de decisão pode ser otimizado.

Um diferencial da Qlik Sense é a sua capacidade de usar os dados para fazer associações dinâmicas, permitir a visualização da história completa e a facilidade para entender como os dados estão relacionados.

As informações ficam à disposição 24 horas por dia, assim qualquer colaborador pode utilizar a ferramenta para agendar e receber relatórios automatizados. Além disso, elas podem ser customizados. 

Os gestores resolvem suas questões de forma simples. Nem todos precisam de um painel vivo e dinâmico com os dados. Muitas vezes basta um simples relatório, como um funil de vendas. É possível explorar os dados do relatório com mais precisão, determinando metas de vendas e novas estratégias, por exemplo. 

Informações como custo de aquisição de clientes (CAC), ticket médio, taxa de recompra e ciclo de vida de um produto podem ser exibidos em conjunto para que as áreas responsáveis entendam como os resultados estão evoluindo. 

Todas essas informações podem ser facilmente encontradas no dashboard do seu software de BI.

Segurança de dados

O Qlik Sense assegura governança e segurança para suas informações, pois ela utiliza um gerenciamento corporativo e centralizado com alta tecnologia.

É possível garantir a consistência dos dados utilizando regras rígidas de segurança. Para administrar a segurança de dados, você pode utilizar a seção de acesso no script de carga de dados. Assim, um único arquivo pode ser utilizado para manter os dados de vários usuários ou grupos de usuários, deixando disponível apenas a massa de dados pertinente a cada usuário/perfil. A plataforma ainda tem uma arquitetura escalável, para suportar o grande volume de informações. 

Administração de dados

Cabe a você, gestor de TI, o papel de administrador dos dados na estratégia de negócio da empresa. É você que detecta as necessidades de informações futuras e planejar melhor as bases de dados para atender aos negócios da companhia. 

Com a implementação da plataforma Qlik, você pode se concentrar em suas competências principais: a segurança de dados, o provisionamento de dados e aplicativos, a governança de dados e a manutenção do sistema. 

Ao utilizar a ferramenta, os profissionais de TI concentram-se em:

  • Gerenciar a extração dos dados e a segurança de dados e do sistema;
  • Criar e manter arquivos da Qlik de origem (QVWs e QVDs);
  • Controlar a atualização de dados e a distribuição de aplicativos conforme perfil e regras de negócio;
  • Administrar toda ferramenta por meio do Console de gerenciamento da Qlik, centralizado e unico;

A organização como um todo precisa reconhecer o valor de uma iniciativa corporativa de governança de dados - seja por meio de padronização de tecnologia, revisões sistemáticas ou designando administradores de dados. Os líderes de negócios devem comprometer-se em traçar objetivos e diretrizes. 

Busque a consultoria de um parceiro, como a IN, que seja especializado e certificado na plataforma Qlik para fazer a implementação correta do seu projeto de BI.

Nova call to action

 

Deixe um comentário