Como a Inteligência Ativa te Ajuda na Gestão de Dados?

inteligência ativa

Você já sabe que os dados são os ativos mais valiosos da sua empresa. Mas, o uso que você faz deles é realmente otimizado? Grande parte dos gestores diriam que fazem sim, pois fazem uso de ferramentas clássicas de Business Intelligence para analisar os dados. O que acontece é que essa abordagem não compreende a Inteligência Ativa, podendo não só complicar o processo como torná-lo até mesmo limitado.

Para entender como a Inteligência Ativa pode otimizar seu gerenciamento de dados, é preciso, primeiramente, entender suas diferenças em relação à BI Clássico.

BI clássico versus Inteligência Ativa

Por definição, o BI Clássico nos traz a possibilidade de visualizar dados. Nesse caso, os inputs são pré definidos e, por isso mesmo, se tornam limitados. A partir dessa visualização, você deve tomar decisões com base no recorte preestabelecido, o que dificulta a ação em tempo real. Esse é o principal obstáculo do BI Clássico. 

Não é à toa, portanto, que mais da metade das empresas da América do Norte, Ásia e Europa ainda não conseguem adotar estratégias totalmente orientadas a dados, segundo levantamento da The Data Imperative, da KPMG e HSF Research, realizado em 2022.

Você pode gostar de: Dados: todos são capazes de compreendê-los!

Por outro lado, a Inteligência Ativa surge como um conceito que abraça o BI Clássico e o leva a outro patamar. Aqui, os dados são compartilhados constantemente, o que permite análises em tempo real e o disparo de ações que permitem a tomada de decisão em muito menos tempo. Assim, é possível criar a cultura data driven de forma mais otimizada, extraindo o máximo que os dados podem oferecer, sem perder tempo.

 

O pipeline de dados analíticos da Inteligência Ativa

Para que você obtenha outputs inteligentes na jornada da inteligência ativa, é preciso que exista um pipeline de dados analíticos embasados nos preceitos de interação, análise de letramento de informações - algo mais ou menos como na imagem a seguir:

qlik-1

Etapa 1 - Dados brutos liberados

Diferentemente do input pré determinado do BI Clássico, os dados podem ser inseridos de forma bruta em um modelo de Inteligência Ativa - desde, claro, que faça sentido para o seu negócio e objetivo. Aqui, eles são compartilhados constantemente, independente de suas fontes, fazendo com que toda a jornada da Inteligência Ativa se adapte de acordo com as mudanças em tempo real.

Aprenda: O que é preparação de dados e qual sua importância?

Etapa 2 - Descobrir dados por meio da integração

A etapa seguinte é a integração de dados. É aqui que as informações de várias fontes distintas são centralizadas, catalogadas e “tratadas”.  É aqui que, por meio de uma interface, se torna possível selecionar os dados necessários para a sua análise. A partir dessa informação encontrada, podemos criar modelos de análise para que seja possível chegar ao seu entendimento.

Etapa 3 - Entender os dados por meio de sua análise

A terceira etapa da jornada de inteligência ativa se refere ao entendimento dos dados selecionados. Aqui, a jornada de inteligência ativa deve ser capaz de se adaptar às legislações de cada país, e desconsiderar informações sensíveis que permitam a identificação de indivíduos, permitindo uma análise objetiva sobre o que for realmente útil.

Descubra: Como incentivar a análise e interpretação de dados na sua empresa

Por fim, é nessa etapa que se alcança o analytics aumentado, o embedded analytics e o mobile analytics, permitindo a integração de toda a equipe do seu negócio dentro desse ecossistema de análises de dados, unindo inteligência humana e de máquina,  explorando os dados da melhor maneira possível, o que gera insumos para o disparo de ações.

Quanto mais sua equipe estiver integrada nessa realidade, melhor o uso dos dados e maior os insumos para a próxima etapa. Daí a necessidade de garantir a alfabetização digital da sua empresa. Para saber mais sobre o assunto, é só clicar aqui!

Etapa 4 - Disparo de ações em tempo real

A quarta etapa é, finalmente, o estado contínuo de Inteligência Ativa - isto é: são os fluxos internos da empresa alinhados a todo o tratamento e análise de dados, desde sua entrada bruta em tempo real por diversas fontes.

Com essas duas frentes unidas de forma automática e inteligente, é possível emitir alertas e relatórios em tempo real, insights altamente inteligentes que agregam em segurança e lucratividade para seu negócio - assim, você não perde tempo na tomada de decisão e ainda ganha muito mais acurácia.

Tudo em uma única ferramenta

Se você chegou até aqui, já ficou claro que o relacionamento das organizações com os dados devem ser cada vez mais dinâmicos e em tempo real. É por isso que a Qlik, pioneira em BI Moderno, oferece os melhores insights para seu negócio por meio da Inteligência Ativa.

Nós sabemos que só por meio de uma inteligência contínua é possível aproximar o dinamismo das movimentações do dia a dia com os insights disponíveis para sua tomada de decisão, o que possibilita a geração de vantagens competitivas por meio da inovação, eficiência organizacional e aumento de receita

Entenda mais sobre como a IN e a Qlik podem trazer a nova era da BI para dentro do seu negócio!

Clique aqui e vamos conversar.

 

Inteligência ativa

Deixe um comentário