Como integrar a gestão financeira das filiais com a matriz

O processo de expansão ou aquisição é um dos momentos mais importantes na operação de uma organização. Mas seja para aproveitar as oportunidades em novos mercados ou se prevenir de possíveis gargalos operacionais, é preciso prestar atenção em uma série de fatores para que a integração entre as unidades ocorra da melhor forma possível.

Quando falamos de filiais de diversos portes, é muito provável que cada uma tenha um modelo diferente de gestão financeira e que esses processos não estejam alinhados com os da matriz.

Nessa hora, é preciso reunir a equipe e definir alguns procedimentos para que os dados e informações não se percam no meio do caminho e tragam dor de cabeça para a gestão. Uma boa solução de Business Intelligence (BI) pode ajudar a obter uma visão única de todos os dados corporativos para que seja feita uma gestão financeira unificada e assertiva.

New Call-to-action

Para isso é importante:

Analisar os dados de forma macro

Para realizar uma tomada de decisão fundamentada e orientada a resultados é necessário analisar os dados financeiros e operacionais de todas as filiais. Nesse ponto, obter uma visão macro das operações é imprescindível para estudar a situação financeira de cada uma e definir o melhor plano de ação. Uma ferramenta estruturada de análise inteligente dos dados pode ajudar muito nessa etapa.

Unificar a tecnologia

É bem possível que cada filial utilize um sistema de TI diferente para fazer a gestão da empresa e analisar os dados do negócio. Nesse momento, é importante que o modelo da matriz seja replicado para os demais escritórios e que os processos sejam unificados. A padronização dos dados e informações é fundamental para uma análise consistente e, principalmente, para evitar erros e retrabalho.

Evitar duplicação de dados

Identifique todos os processos duplicados em cada filial e os elimine. Aos poucos, a matriz deve exportar seu modelo de gestão para as demais unidades. Vale também analisar os pontos positivos de cada operação e implantar o que for válido para todas.  

Padronizar os processos

Aplique os conceitos da governança corporativa e governança de TI para otimizar os processos e padronizar os dados. Organizar as informações e processos é importante nesse momento.

A solução de BI permite à corporação fazer uma gestão financeira transparente e alinhada aos objetivos de negócio. Utilize a ferramenta para ajudar na padronização e integração dos sistemas da melhor forma possível.

Deixe um comentário