Escolher o meio de transporte que traga mais eficiência diante de cada entrega, analisar a rentabilidade por clientes e regiões atendidas e o histórico de dados dos motoristas individualmente, como por exemplo, a média de performance por período, é o desejo da maioria das empresas de transporte e logística, certo?
Quando a empresa de logística faz também o armazenamento de cargas para os clientes, outro importante desafio da gestão é entender a capacidade de otimização do local e o custo benefício que está sendo obtido por meio de cada cliente.
No entanto, ter acesso a essas informações para que se possa tomar uma decisão estratégica, como rever a operação de entrega ou utilizar rotas mais viáveis para a realização das entregas, não é tão simples quanto parece, principalmente se a organização não utilizar uma ferramenta de BI para logística.
BI para logística
Imagine que o distribuidor de um jornal precisa entregar algumas dezenas de exemplares em várias cidades do interior. De quantos veículos ele precisa? Quais estradas devem usar?
A ferramenta de BI para logística permite utilizar a georreferenciamento e calcular a melhor rota para uma entrega e ainda analisar quais podem ser agrupadas e segmentadas. Outra maneira de otimizar a operação é por meio da medição de pesos e volumes, o que facilita o agrupamento de encomendas. Ao adotar essa prática, a organização reduz custos, já que evita pagar por caminhões quase vazios. Além disso, é possível determinar o melhor prazo para despachar mercadorias e ainda entregar no prazo.
O Business Intelligence é uma ferramenta que permiti o gerenciamento e análise dos dados. Com isso, a organização consegue identificar com clareza qual método vale mais a pena em cada ocasião, inclusive para poupar custos com armazenagem.
Por exemplo, ao fazer a análise dos dados, você pode chegar à conclusão que entregar uma mercadoria rápido demais pode ser desvantajoso pela necessidade de estocá-la próximo ao destino ou, então, avaliar que embora seja muito caro, o transporte aéreo vale a pena em determinada situação por conta da urgência ou do alto valor agregado do produto.
Com o BI você consegue determinar, a partir do histórico de informações, um perfil de manutenção e de uso, médias de consumo de combustível por tipo de veículo, profissionais e região. Além disso, o gestor da área tem a possibilidade de acessar em tempo real os dados precisos e consistentes de várias fontes e visualizar de forma abrangente informações sobre o custo de estoque e os gargalos, permitindo, assim, gerenciar e agir com mais eficiência.
Dessa forma, além de aumentar a produtividade e reduzir custos, sua organização consegue oferecer um serviço de alta qualidade para os clientes, reduzindo significativamente a chance de falhas manuais e otimizando a eficiência operacional.
Tome a decisão certa para seu negócio e implemente uma solução de BI para logística na sua organização.
Deixe um comentário