A Inframerica é controlada pela Corporación América S/A, holding argentina com experiência internacional em concessões aeroportuárias. A administradora saiu vitoriosa do primeiro leilão de concessão de aeroportos do país, realizado em 22 de agosto de 2011, e passou então a ser responsável pela construção, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, em Natal, por um período de 28 anos.
O Aeroporto foi 100% privatizado para a Inframerica e quase seis meses depois, a concessionária arrematou o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitscheck, em leilão realizado no dia 6 de fevereiro de 2012 que previa a ampliação, manutenção e exploração do Terminal brasiliense, por um período de 25 anos. Em Brasília, a Inframerica detém 51% da concessão para operar, reformar e ampliar o Terminal.
Desafio
Após o primeiro momento de grande desafio de entrega de obras e vultosos investimentos, a Inframerica tinha como desafio alavancar os resultados, mediante um orçamento criterioso de receita, Opex e Capex. Por isso, era fundamental atribuir a responsabilidade aos gestores de cada área sobre orçamento e permitir o acompanhamento sistemático dos resultados versus as metas estabelecidas em relação ao budget.
Foi então que a empresa procurou a IN - Inteligência de Negócios - para implementar o Qlik Sense. A escolha por essa ferramenta de BI se deu principalmente pelo reconhecimento do mercado em relação à sua eficiência, menor dependência de TI, facilidade de uso e rápida implementação.
E o resultado superou a expectativa. A implantação da solução de BI foi feita em dois meses e os resultados disponibilizados a todos os gestores logo no primeiro dia útil do mês subsequente. Isso possibilitou redução de horas extras da equipe de controladoria e o envolvimento de todos os executivos diretamente no resultado da Inframerica.
A Infraero é sócia com participação de 49%. A Corporación América administra e opera 54 aeroportos na América Latina e Europa, e é a maior operadora aeroportuária privada do mundo. A empresa também atua em mercados altamente competitivos, em setores como agroindústria, serviços, obras, energia, infraestrutura e tecnologia. A empresa já investiu mais de R$ 2 bilhões (2015) nos dois aeroportos brasileiros concedidos para a iniciativa privada.
O que acha de otimizar a gestão do seu orçamento com o uso do Qlik Sense? Estamos à disposição.
Deixe um comentário