O processo de implementação da solução de BI é um tema que ainda gera dúvida entre os gestores, principalmente em relação ao custo e tempo estimado para começar a utilizar a solução.

Sendo assim, é importante saber que a consultoria Gartner aponta como ponto forte da ferramenta de BI o baixo tempo e esforço na implementação. Em apenas algumas semanas ou até mesmo dias já é possível ter a solução em funcionamento na sua organização.

Ainda de acordo com a consultoria, a facilidade de uso, principalmente para os usuários de dashboards, é a razão decisiva para investir na plataforma Qlik, de acordo com o relato dos clientes.

Quando falamos do Qlik Sense, por exemplo, essa facilidade é ainda mais representativa. Por ser a plataforma de BI Self Service da Qlik, tornou-se uma excelente opção para as organizações, já que possibilita a qualquer um, de maneira intuitiva e fácil, desenhar e modificar diferentes painéis, com informações distintas e criar relatórios personalizados.


Veja a seguir cinco práticas para tirar o máximo proveito da ferramenta de BI:

1# Envolva os stakeholders

Ao iniciar o projeto de BI é essencial envolver todos os públicos interessados, incluindo a alta gestão, para alinhar as etapas de implementação e solicitar a colaboração de todos para o mapeamento de dados.

 2# Levante as informações

Nesta etapa é importante ouvir as necessidades do envolvidos e entender quais as informações exigidas pelos gestores.

 3# Mapeamento de dados

Assim que fizer o levantamento das necessidades de cada área é a hora de mapear as fontes de dados. É nesse processo que será realizado o confronto da viabilidade das solicitações efetuadas na etapa anterior.

4# Definição da ferramenta de BI

Pronto. Agora você já tem identificado as informações que devem ser analisadas por cada departamento e já conhece a expectativa dos líderes de área, então é o momento de começar a implementação da solução de BI, considerando a extração, qualidade dos dados, carga e teste das informações.

 5# Disponibilização aos usuários

Com a solução de Business Intelligence (BI) funcionamento é a hora de entregá-la para os usuários. É aqui também que se faz necessário criar grupos de uso e definir as permissões de visualização de acordo com hierarquia ou área. Também é importante realizar a capacitação de todos por meio de treinamentos, a fim de extrair o potencial máximo da ferramenta.

A implementação da ferramenta de BI é mais simples e rápida do que se imagina. 

Baixe o QlikSense gratuito