Qlik Sense e QlikView: quando usar cada ferramenta de BI?

ferramenta_de_BI-1.png

Se você já utiliza o QlikView para analisar os dados da sua organização e facilitar o processo de tomada de decisões deve ter ficado curioso sobre os diferenciais das funcionalidades do Qlik Sense.

Afinal, uma das vantagens muito comentadas dessa solução é a possibilidade de o usuário construir suas próprias visões de cenário, de maneira independente.

Isso é possível porque o Qlik Sense é uma plataforma de Self Service BI, ou seja, permite a qualquer um, de maneira intuitiva e fácil, desenhar e modificar diferentes painéis, com informações distintas. Outro diferencial é a possibilidade de criar relatórios personalizados, com base no storytelling, e, assim, realizar reuniões mais dinâmicas, navegando em tempo real nos dashboards e evitando dúvidas sobre análises gerando novas reuniões.

Se você está numa reunião de diretoria pode abrir a ferramenta de BI na hora para analisar as oportunidades e cenários por meio de diversos ângulos. Com ela, você consegue, por exemplo, mostrar o desempenho de venda dos produtos do concorrente em relação a sua oferta, identificar as praças que tiveram melhor desempenho comercial ou as que não venderam como o esperado, descobrir se a campanha de marketing digital conseguiu converter em vendas em determinada região e por aí vai.

A solução não exige conhecimentos técnicos e permite aos usuários criar análises completas ao arrastar planilhas de dados para o aplicativo e usar o mecanismo de indexação para relacionar as informações.

Outra característica importante do Qlik Sense é a possibilidade de realizar as análises de dados perfeitamente no mobile, permitindo o acesso ao conteúdo de qualquer dispositivo móvel. Isso é possível por ser 100% responsivo, adequando-se totalmente ao uso em smartphone e tablets, por exemplo. 

cta_IN_2

Análise guiada

Essa ferramenta é uma excelente opção quando uma determinada área dentro da organização realiza atividades contínuas. Por exemplo, imagine que todos os meses o departamento de finanças gere relatórios e análises de períodos idênticos. Está aí uma ótima oportunidade para usar o QlikView para fazer comparações, analisar o cenário e tomar decisões precisas.Um dos principais diferenciais do QlikView, solução analítica de dados que existe há mais de 20 anos, é a capacidade de oferecer uma análise das informações de acordo com os padrões e necessidades de cada empresa.

Após definir as análises prioritárias, o QlikView fornece um dashboard para acompanhamento dos indicadores, permitindo a elaboração de relatórios dinâmicos, com inclusão de gráficos e imagens. Com poder de customização e flexibilidade muito grande, essa ferramenta se adapta ao desejo e necessidade do cliente.

O que é importante saber é que as duas ferramentas possuem o mesmo motor associativo com mesma capacidade de consolidar informações de diferentes plataformas (ERP, CRM, planilhas e etc) com volume de dados e excelente performance, ajustando-se às diferentes necessidades. A principal diferença entre elas é o layout, enquanto o Qlik Sense é focado no self service dando autonomia aos usuários de negócios gerarem diretamente suas próprias análises, com interface mais amigável e o Qlikview é direcionado para uma análise guiada, possibilitando uma customização total dos painéis direcionando as análises e identidade visual da empresa, porém requer uma capacidade técnica para o desenvolvimento.

Uma não anula a capacidade da outra - ao contrário, juntas, potencializam os resultados de análises de dados.

Conte conosco para uma consultoria especializada para definirmos em conjunto como o QlikView e o Qlik Sense podem reduzir custos e otimizar a eficiência operacional da sua organização. 

Deixe um comentário