Marketing e Big Data: uma tendência que veio para ficar

Os desafios do departamento de Marketing só aumentam com o crescimento da concorrência e o dinamismo do ambiente online, que multiplica as possibilidades de atuação e demanda muito controle e conhecimento dos indicadores para a eficiência do planejamento e da condução das atividades.

É por isso que o Big Data está em alta, pois trabalhar com um grande volume de informações coletadas em tempo real representa enorme importância para os negócios nos dias de hoje. Marketing e Big Data, o casamento perfeito para as necessidades do mercado atual, o que sugere que esta união veio mesmo para ficar.

Marketing e Big Data: nascidos um para o outro

É fato que a modelagem e tratamento de dados analíticos é vital para as atividades do marketing. A análise da concorrência e dos consumidores, os dados de funcionamento do negócio e o retorno sobre ações de vendas são elementos importantes para o planejamento e execução de atividades voltadas para a impulsão de negócios.

A análise de KPIs para a gestão de negócios está ligada ao marketing, e o Business Intelligence tem enorme parcela de contribuição para o sucesso dos esforços de comunicação e vendas.

O Big Data de fato não surgiu do marketing, mas este se beneficia (e muito!) do potencial de análise de grandes volumes de informação gerados pelas grandes companhias, sem dúvida alguma.

O surgimento do Chief Marketing Technology Officer

A ligação – e a eficiência – do Marketing alimentado pelo potencial do Big Data é tão grande que surgiu a necessidade de um profissional híbrido entre o Diretor de  Marketing (Chief Marketing Officer) e o Diretor de TI (ou Diretor de Tecnologia, o Chief Technology Officer).

Ele deve unir esses dois cargos em função da ligação entre os softwares e as técnicas de análise e planejamento de marketing. O amálgama das tecnologias contidas no Big Data demandam conhecimento dos indicadores e métricas, que não características dos profissionais de tecnologia, além do background sólido em softwares e desenvolvimento que faltam em profissionais de marketing.

O perfil do CMTO é mais estratégico do que técnico, mas tem atribuições em ambos perfis. O surgimento desta função tem como objetivo oferecer um novo tipo de eficiência nas organizações, atuando com mais propriedade e domínio deste setor híbrido, no qual anteriormente a liderança era fragmentada em direções de áreas diferentes.

A pesquisa sobre os CMTOs produzida pela Gartner aponta que, no ano de 2017, o investimento dos Diretores de Marketing vão superar os investimentos em TI feitos pelos Diretores de TI. Essa transição traduz perfeitamente as circunstâncias nas quais o Chief Marketing Technology Officer surgiu no mercado.

Em última análise, a missão do CMTO em uma organização seria a de ajudar o CEO, os diretores de Marketing e os de Tecnologia a traduzir o panorama de marketing tecnológico em crescimento para a sua organização.

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