O BI Self Service vem ganhando destaque no mercado, principalmente devido à sua facilidade de uso, que permite aos usuários construírem suas próprias análises de dados.
Neste cenário, o Qlik Sense, plataforma de BI Self Service da Qlik, tornou-se uma excelente opção para as organizações, já que possibilita a qualquer um, de maneira intuitiva e fácil, desenhar e modificar diferentes painéis, com informações distintas e criar relatórios personalizados.
A grande novidade é que, recentemente, chegou a versão 3.1 do Qlik Sense, trazendo ainda mais facilidades de uso e inovações para os usuários. Se você estava em dúvida se vale a pena investir nessa solução, veja as principais novidades que listamos da versão 3.1.
Modelagem de dados através de bolhas
Uma das grandes novidades dessa versão é a possibilidade de associar dados e modelar sua base por meio de bolhas magnéticas, que se interligam de acordo com o conteúdo. Sem dúvida, essa é uma grande facilidade para o usuário de negócios que pode relacionar os dados de diferentes tabelas, construir cenários, desfazer, voltar e simular diferentes situações a qualquer momento.
Nas figuras abaixo, temos as tabelas isoladas (figura 1), na sequência (figura 2), elas se transformam em bolhas e na figura 3, as bolhas se interligam. Na figura 4, o círculo em vermelho destaca que a coordenada selecionada não tem correlação e, por isso, a análise não faz sentido.
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Análise de Temporal
Basta um clique para realizar de maneira automática a visualização das informações pela periodicidade que for do seu interesse. Você pode, por exemplo, saber quanto vendeu de um determinado produto por ano, por dia, por mês, por hora, etc.
- Desmembramento de Data - uma vez que a ferramenta entende um campo data, ela automaticamente desmembra a data, por ano, mês, dia, quadrimestre, etc.
- Hierarquia de Datas Automáticas - Uma vez plotado uma data completa, ele realiza a hierarquia automaticamente para o usuário no gráfico de linhas.
Georreferenciamento
Na versão 3.1 do Qllik Sense qualquer usuário pode trabalhar com análise georreferenciada, sendo a análise por pontos (latitude e longitude - Figura 1) ou por área (polígonos KML - Figura 2).
Figura 1
Polígonos
Arrastar e soltar
Permite que o usuário arraste e cole as informações que deseja analisar e ainda oferece a possibilidade de colorir o objeto, o que facilita na visualização de gráficos, tabelas, etc.
Carregamento automático dos dados
A nova versão possibilita que qualquer um carregue os dados diretamente da matriz
Mais inteligência nas análises
A partir de um recurso de pré-filtro, fornece sugestões mais precisas para associações de dados, com base na dados corretos.
O que achou das novas funcionalidades do Qlik Sense 3.1? Com certeza, uma revolução na maneira de analisar os dados do seu negócio para tomar decisões estratégicas assertivas, não é?
Deixe um comentário