Se você ainda utiliza o Excel para fazer uma análise geral do desempenho financeiro da organização é possível que tenha uma dificuldade enorme para interpretar os dados e consolidá-los em uma única plataforma, não é?
Além disso, pode ser que você não consiga ter uma visão integrada dos custos e gastos de cada área.
Isso porque os reports individuais dos departamento são entregues com parâmetros, métricas e KPIs (Key Performance Indicators) completamente desconexos e, na maioria das vezes, fora do timing necessário para uma tomada de decisão assertiva.
Como cada área realiza registros em softwares e formatos próprios, obter a visualização padronizada do todo é praticamente impossível, o que acaba impactando na gestão do negócio.
Entenda mais sobre o Business Analytics
Você pode mudar esse cenário ao investir numa solução de Business Analytics. Ao utilizar uma plataforma de Business Intelligence (BI) é possível agregar valor à análise dos dados e mapear onde estão ocorrendo falhas no processo.
Uso intuitivo
Quando essa análise é feita numa plataforma de uso intuitivo, que permite fazer cruzamento das informações por região, filial ou departamento, de maneira clara e fácil, fica muito mais simples chegar a uma conclusão precisa e tomar a melhor decisão.
Análise preditiva
Outra possibilidade é a utilização de recursos de estatísticas preditivas, que permitem antecipar problemas e agir proativamente. Por exemplo, com o BI você consegue mapear o gasto desnecessário de cada área e traçar planos de ação para contenção de custo, sem comprometer a produtividade e qualidade final.
Use os dados a favor da gestão financeira eficiente e apoie a empresa a desenvolver um crescimento sustentável para os próximos anos.
Deixe um comentário