Como um processo de governança de dados ajuda o Marketing?

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Há algumas postagens aqui no blog falamos sobre análise e governança de dados e por que implementar processo de governança de dados é importante para as empresas. Mas você sabia que, segundo artigo da Harvard Business Review, apenas 3% das empresas trabalham com governança de dados e atingem resultados adequados?

Por que ter um processo de governança de dados de MKT afinal?

A análise dos dados de uma empresa é primordial para o bom andamento dos negócios. São tomadas as melhores decisões, baseadas em insumos reais e novos insights são gerados a partir da análise do que acontece com a operação da empresa. Os dados são necessários para se compreender o andamento dos negócios e traçar estratégias para o contínuo crescimento da organização.

Mas tão importante quanto ter acesso aos dados da companhia, é definir quais dados devem estar disponíveis para quais profissionais. Os dados obtidos por meio de ferramentas de analytics devem ser destinados aos profissionais certos, que tenham a bagagem necessária para entender as informações e utilizá-las adequadamente. Além é claro, que esses dados devem ser de qualidade para propiciar as análises. Isso é governança de dados! 

Como está a governança de dados em sua organização? 

A pesquisa citada acima, foi realizada com 75 executivos, e comprovou que a qualidade dos dados estão pior do que a maioria percebe. O que implica na execução das ações diárias de todos os times.

Em média, 47% dos dados recém-criados têm pelo menos um erro crítico. 

Segundo a análise da HBR, é difícil prever o custo disso com muita precisão. Ainda assim, acredita-se na aplicação da “regra de dez”, que afirma que “custa dez vezes mais para completar uma unidade de trabalho quando os dados são ‘defeituosos’, do que acontece quando são perfeitos”. Isso sem levar em conta custos não mensuráveis, como perda de clientes, decisões erradas ou danos à reputação da empresa.

 

Para o bom andamento do processo de governança da área de MKT, deve haver alinhamento direto com a área de TI, pois o processo envolve questões tanto de acesso, quanto de elaboração de políticas e análise das fontes de dados.

Como um processo de governança de dados ajuda o marketing?

As estratégias da área de marketing são importantíssimas para sua organização, certo? Elas devem aumentar o alcance da marca, trazer novos leads qualificados, entre outras. 

Pensando na importância do marketing para a geração de novos negócios, implementar processo de governança de dados se mostra fundamental para o acompanhamento e evolução das ações na área.

Imagine você, com informações sobre os números relacionados à geração de novos leads e a taxa de conversão desses para clientes. Mas não obtém as origens dos leads gerados. De onde eles vieram, que canais utilizaram, que ação de marketing mais converteu. Com essa informação completa e granular, a área de marketing poderá analisar não só os resultados obtidos, mas também sua origem. Neste cenário, poderá nortear suas próximas ações com mais eficiência.

Por meio da governança de dados, as informações completas serão recebidas e analisadas pela pessoa certa, que compreende a importância dessas informações para o bom andamento dos negócios. E com as informações corretas, os cenários de análise também serão mais completos, gerando ainda mais insights.

Temos uma dica bem valiosa para implementar processo de governança de dados na área de marketing: o BI (Business Intelligence). As soluções de BI ajudam a explorar seus dados de forma intuitiva, tudo em um só lugar. Junto com seu time de TI, são definidas as fontes de dados, que são trazidos e estruturados de forma a terem sentido para decisões significativas. E de acordo com padrões pré-definidos de acesso, todos podem facilmente criar visões inteligentes, interativas, flexíveis de análise

Ao unificar as fontes de dados certas, para uma visão completa de informações, e formas de pesquisa em informações complexas, você poderá descobrir insights sobre seu negócio que nem imaginava. E pode compartilhar suas análises, incluindo históricos e múltiplos pontos de vista, por meio de uma plataforma centralizada, com outras pessoas do time.

Com governança de dados e uma boa solução de BI, os dados certos ‘caem’ nas mãos certas. Com mais informações para a tomada de decisão, a área passa a ser mais eficiente. O resultado é mais visibilidade e reconhecimento da área marketing como um setor estratégico.

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