Que meios você utiliza para conhecer seus clientes e descobrir o que a concorrência anda fazendo? A experiência, claro, pode ser um bom caminho. Mas nem sempre é assertiva.
Para elaborar um bom planejamento de marketing e vendas é fundamental saber quem são seus clientes e o que eles querem. Nesse ponto, a utilização de uma solução de BI certa faz toda a diferença para monitorar o comportamento dos consumidores e conhecer mais sobre seus hábitos de consumo.
As respostas podem estar dentro de casa
As redes sociais, e-mails recebidos pelo SAC e os bancos de dados dos clientes são fontes de informações riquíssimas para que esse trabalho se concretize.
Com esses dados em mãos é possível criar dashboards personalizados que mostrem, por exemplo, o consumo de grupos de clientes, que produtos que mais compram, quando realizam as compras e se já reclamaram de algum produto ou serviços. Além disso, ainda é possível saber se as queixas foram resolvidas e se o cliente ficou satisfeito com o resultado.
Todas essas análises de dados permitem a criação de metas internas para melhorar a performance comercial e o relacionamento com o cliente.
Mais controle das vendas e de estoque
Com o uso de uma solução de Business Intelligence você consegue saber, por exemplo, que o grupo de consumidores com o perfil A costuma comprar mais produtos X, Y e Z nas unidades que estão concentradas em regiões classificadas como classe B.
Assim, quando algum desses itens está em falta fica mais fácil organizar os estoques e elaborar campanhas de marketing sob medida para aproveitar cada oportunidade.
Com o uso do Business Intelligence e uma análise de dados inteligente até as pequenas empresas vão incomodar a concorrência. Aliás, pequenos negócios já entenderam a importância de estreitar relações com seus clientes e transformar esse conhecimento em vantagem competitiva.
Mas lembre-se: ninguém sai na frente dos líderes de mercado sem investimento, inovação e um bom plano de relacionamento com o público-alvo. Por isso, informe-se como uma solução de BI pode ajudar a alavancar os negócios e aumentar as vendas.
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