Gestor financeiro: como ajudar a prever oportunidades de vendas

identificar-padroes

Dispor de informações para tomada de decisão exige um enorme esforço entre as áreas de finanças, TI, vendas e RH. Isso porque, infelizmente, ainda é “comum” cada área manter controles próprios, quase sempre criados e mantidos em planilhas eletrônicas. Identificar padrões e antecipar mudanças se torna “missão impossível”, já que é preciso gastar tempo para atualizar dados e consolidar informações manualmente. Com isso, as organizações perdem dinheiro e deixam de prever oportunidades de vendas e de melhorias no fluxo de caixa.

Sua empresa está nesta situação? Então continue lendo este post para entender como mudar isso!

Análise de dados e indicadores para tomada de decisão

Muita coisa está mudando nos processos que eram aplicados pelos times, graças à tecnologia e o uso de boas ferramentas. Dispor de dados com agilidade e precisão, além de trabalhar com indicadores de desempenho na área financeira e demais setores da empresa passa a ser fundamental. E com a velocidade dos negócios, para alavancar a competitividade da empresa, identificar padrões e até mesmo antecipar mudanças, técnicas e ferramentas são essenciais.

Conforme o livro “Utilização de indicadores de desempenho para a tomada de decisões estratégicas: um sistema de controle”. de Fischmann e Zilber, um sistema de indicadores deve possuir pressupostos, como:

  • Os dados e informações a serem utilizados para elaboração dos indicadores devem ter consistência e fidedignidade e estarem disponíveis dentro de prazos rígidos para refletir comportamentos em períodos de tempo previamente definidos.
  • As áreas da empresa devem estar envolvidas na produção, manuseio e disposição dos dados e informações.
  • As áreas da empresa devem estar treinadas e preparadas para a produção desses dados e informações e posterior utilização dos indicadores com eles construídos, como instrumento da gestão estratégica da companhia.
  • Os indicadores a serem construídos deverão refletir os principais objetivos estratégicos dimensionados dentro do processo de planejamento da empresa.
  • Após a construção do sistema de indicadores, este deverá ser utilizado como base para a própria elaboração do planejamento estratégico da empresa.
  • Os indicadores devem refletir valores e variações reais do desempenho.
  • Os indicadores devem representar sempre uma relação matemática, normalmente computando-se divisões, proporções ou multiplicações.

Assim, um valor puramente não deve ser entendido como indicador, mas como um dado, informação ou informação gerencial. Não à toa existem métodos para analisar dados e direcionar suas decisões.

Analytics para criar uma Árvore de Decisão

Você já ouviu falar de árvore de decisão? Segundo o livro Decisões com BI, a árvore é “uma técnica que, a partir de uma massa de dados, cria e organiza regras de classificação e decisão em formato de diagrama de árvores, que irão classificar suas observações ou predizer resultados futuros.”.

A árvore tem um começo, meio e fim - raiz, caule e ramificações até chegar nas folhas, que representam as melhores decisões de acordo com os dados que vão nutrindo essas folhas. 

Uma Árvore de Decisões se aplica a decisões baseadas na possibilidade de ocorrência de fatos futuros e a medida que os dados vão chegando, as divisões nos módulos vão acontecendo, e apontando as melhores alternativas.

Como a Árvore de decisão pode pode ajudar o gestor financeiro?

Digamos que você atue no segmento têxtil e a empresa quer ampliar o seu negócio. Durante o planejamento estratégico, foram apontadas duas possibilidades para tal:

  1. Construir uma nova fábrica em até três anos. Mas há a possibilidade, estimada em 20%, de uma empresa concorrente, nas proximidades, se antecipar e construir em prazo menor uma fábrica com as mesmas características.
  2. Ou aumentar a produção para exportação. Neste caso, também há duas formas: contratar mais mão de obra qualificada e aproveitar os equipamentos que já têm ou adquirir uma máquina que produz 200 metros de tecidos por minuto.

Vejamos como ficaria a sua árvore de decisão:

arvore1

arvore2

Veja que este método de tomada de decisão vai transformar dados em informações relevantes para direcionar o futuro do seu negócio.

Uma ferramenta de BI (Business Intelligence) é capaz de ajudar sua empresa a antecipar mudanças, tendências e padrões sazonais, aplicando também esse tipo de método. Você pode prever oportunidades de vendas ou oportunidades de fluxo de caixa, entre outros fatores relevantes para sua empresa, ou avaliar os impactos de determinados investimentos.

Com uma ferramenta que integre dados de diversas fontes, e permita uma avaliação completa do que é mais relevante para sua empresa, é possível aumentar a visibilidade e trazer mais assertividade para suas decisões.

Pense nisso e abandone as análises que dependem de dados organizados manualmente. que tal experimentar uma solução de BI gratuitamente e começar a fazer as suas análises agora mesmo?

Os dados são extremamente importantes para tomada de decisões, que podem envolver não só o processo produtivo, mas também posicionamento no mercado, avaliação da viabilidade organizacional ou necessidade de adequação a requisitos legais.

Nova call to action

Deixe um comentário