Sem saber o direcionamento econômico que o País terá em 2016, as organizações estão priorizando cortes de custos e o congelamento de muitas iniciativas para o próximo ano. Sem dúvida, toda cautela é importante diante da incerteza econômica pela qual estamos passando.

Mas estacionar a operação e deixar de priorizar melhorias nunca é o melhor caminho. E nada melhor do que ter argumentos sólidos para convencer a diretoria que investir em tecnologia pode ser um importante diferencial para alavancar o crescimento.

A essa altura, por exemplo, é bem provável que o seu departamento esteja apto a colocar em prática as estratégias agressivas planejadas para atrair novos clientes e aumentar as vendas em 2016.

Sem uma plataforma analítica, que reúna soluções capazes de interpretar, monitorar e correlacionar um grande volume de dados, é quase impossível obter um resultado positivo na abordagem comercial.

Uma enorme quantidade de informações de mercado, concorrentes e clientes estão à disposição das empresas. Mas, além de coletadas, é necessário extrair conhecimento deste montante de dados, fazer correlações e identificação de padrões para tomar uma decisão orientada ao negócio.

Combinação de cenários e análise preditiva

É aí que entra o Data Discovery, amparado pelo processo de mineração de dados (data mining). Essa solução é excelente para despertar insights e ajudar no desenvolvimento de ações de marketing e vendas para fidelizar o público, reduzir a rotatividade de cliente e ficar à frente da concorrência.

Uma loja de departamentos que usa essa ferramenta consegue, por exemplo, trabalhar com a combinação de cenários e aumentar a possibilidade de vendas casadas. Isso acontece porque ao identificar, por meio da solução, que cerca de 60% das mulheres, acima dos 40 anos, costumam comprar roupas para os maridos/namorados em suas unidades e, na maioria das vezes, acabam levando algum item para si, o marketing tem a possibilidade de criar campanhas personalizadas e promoções específicas para atrair o interesse desse público-alvo.

Outra possibilidade com o uso do Data Discovery é realizar a análise preditiva. Essa plataforma possibilita entender o comportamento de compra do cliente e fazer uma previsão de vendas assertiva, aumentando, por exemplo, a eficácia no gerenciamento do estoque (para reduzir o índice de produtos encalhados) e ainda melhorar o mix de mercadoria. Também é possível prever em que época do ano cada perfil de consumidor investe mais e até a área física que ele costuma realizar suas compras.

Ter a chance de contar com uma única plataforma para coletar, interpretar, correlacionar as informações interessantes para o seu negócio e ainda monitorar o desempenho de cada ação para mensurar o ROI é uma ótima vantagem de custo benefício.

Além disso, todos esses dados podem ser imputados num dashboard que permite fazer cruzamentos de informações em tempo real.

Não há gestor que não se convença sobre a importância de contar com este tipo de solução, após ter a oportunidade de criar cenários e fazer projeções com base em dados, durante e uma reunião de negócios.  

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