Solução de BI: a ferramenta correta para integração de dados

integracao-de-dados-1

O setor de tecnologia no Brasil voltou a crescer em 2017. Com o desempenho, o país manteve a nona posição no ranking global e permaneceu no grupo das 10 maiores potências do mundo. As empresas de tecnologia movimentaram, no ano passado, US$ 38 bilhões, um crescimento de 4,5% em relação a 2016, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). A expectativa da entidade este ano é de que, com a otimização dos processos, o crescimento no mundo seja de 4,3% e o avanço no País seja de 4,1%.

Os sistemas disruptivos estão transformando os modelos de negócio. São tantas plataformas gerando dados que é preciso unir todos os sistemas organizacionais em um só. Por isso, fazer a integração de dados é fundamental para tomada de decisões acertadas. Isso implica reunir os dados de diversas fontes, fazer o armazenamento de forma segura e modelá-los numa ferramenta de Business Intelligence.

Veja como uma ferramenta de BI pode ajudar a fazer a integração de sistemas de informação da sua empresa: 

#1 Quais são os benefícios da integração de sistemas de informação?

Com a plataforma de Business Intelligence Self Service é possível fazer a integração de dados de diferentes sistemas de informação de sua empresa para criar aplicativos e painéis de análise interativos. Sejam eles sistemas de ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), ou mesmo planilhas ou arquivos de texto. 

A solução de BI atua na integração dos dados de cada setor. As informações podem ser acessadas para análise dentro de uma única plataforma. A ferramenta gera relatórios a partir de dados coletados de todas as áreas da empresa, de forma mais precisa e permite uma visão holística da companhia.

Veja a seguir 3 vantagens para sua organização:

1. Mais eficiência da força de trabalho

Quando você associa os recursos analíticos do BI ao ERP, ele permite a tomada de decisões rápidas para prevenir ou resolver problemas apontados em tempo real. A automatização de processos permite as análises de dados compartilhadas, fortalecendo a força de trabalho e melhorando as análises de informações.

2. Conhecimento aprofundado do cliente

Conhecer profundamente o cliente para antecipar seus desejos e necessidades com foco em superar suas expectativas é o grande diferencial das organizações. Por isso, definir uma estratégia bem planejada de BI e CRM permite criar iniciativas direcionadas ao cliente.

3. Melhoria nos processos de trabalho

O uso integrado de uma solução de BI com o CRM e o ERP permite otimizar o fluxo dos processos de trabalho e definir ações específicas. Acompanhando o desempenho da área em dashboards, é possível analisar os possíveis gaps da operação.

# Desafios da integração de sistemas de dados

Pode haver dificuldade de integração de sistemas de informação. Entre elas, algumas demandam maior atenção na hora de implementar uma solução de integração de dados:

Monitoramento consistente

É preciso manter um monitoramento constante de todos os processos e atividades durante uma integração. Na fase de implementação é possível identificar os pontos fracos. Após visualizar as necessidades é possível buscar por soluções.

Atualizações frequentes

Há sempre novas atualizações em sistemas e bancos de dados que representam diferenciais na busca por melhores resultados e mais produtividade.

Manutenções periódicas

As atualizações realizadas em alguns sistemas em uso, integrados a outros, podem acabar por gerar uma certa lentidão geral no ecossistema. Então, é necessário realizar manutenções periódicas em cada um dos módulos da plataforma.

Informações repetidas

Como cada um dos sistemas, antes da integração, precisa de acesso às informações, é comum haver dados repetidos. É preciso então encontrar os dados repetidos e eliminá-los.

Backup confiável

A integração de sistemas na empresa permite o compartilhamento constante de informações utilizando apenas um banco de dados comum. Isso aumenta a necessidade de um backup confiável e adoção de medidas de segurança.

Sistemas legados

Um dos grandes desafios na hora de realizar a implementação de um sistema de integração de dados é o que fazer com o banco de dados legado, que pode não ser compatível com alguns dos software utilizados. Neste caso, ou inicia-se um novo banco de dados em uma plataforma mais moderna, compatível com os sistemas. Ou importam-se as informações para um novo banco de dados, compatível com as outras soluções.

A tecnologia se torna cada dia mais presente na vida das pessoas e transforma seus hábitos de consumo. Usar BI significa manter controle dos dados coletados e poder cruzar essas informações, a fim de tomar decisões inteligentes e focadas em resultados. 

Quer conhecer como funcionam as ferramentas de BI e saber como fazer a integração de sistemas de informação da sua empresa, confira em nosso blog!

Nova call to action

 

Deixe um comentário